intranet

2 de Maio – O DIA NA HISTÓRIA

É o dia 123 do ano que acaba em mais 243 dias.

Comemora-se

Dia Nacional do Ex-combatente
Dia do Taquígrafo

O Fato do Dia

1968 – França: Milhares de estudantes iniciam em Paris a revolta estudantil do Maio Francês, que logo se espalhou para o mundo. É o maio de 1968, o ano que não acabou.

O Dia na História

1500 – Parte da baía de Cabrália (Brasil) a esquadra de Pedro Álvares Cabral, seguindo sua viagem para as Índias, mas, para levar a notícia da descoberta do Brasil ao rei Dom Manoel, a nau comandada por Gaspar de Lemos retorna para Portugal.
1519 – Itália: Morre Leonardo Da Vinci, artista renascentista italiano, considerado um gênio.
1884 – Brasil: Morre Adelino Fontoura, ator, jornalista e poeta brasileiro, único patrono de cadeira na Academia Brasileira de Letras sem um livro publicado.
1890 – Acordo: Depois de anos de disputas, Equador e Peru firmam o Tratado de Garcia Herrera, definindo os limites das suas fronteiras.
1927 – EUA: Criada em Hollywood a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que seleciona os ganhadores do Oscar do cinema.

1929 – Rondônia: O tenente Aluízio Pinheiro Ferreira é nomeado pelo Governo Federal para ser o comandante do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antonio (então Estado de Mato Grosso e, hoje, bairro de Porto Velho)1933 – Os sindicatos livres são proibidos na Alemanha.
1938 – Colômbia: O candidato liberal Eduardo Santos, é eleito presidente do país.
1948 – A IX Conferência Interamericana aprova as normas internacionais ligadas à proteção dos direitos e das liberdades fundamentais. O continente americano foi a primeira região do mundo a adotar uma declaração sobre a matéria.
1965 – EUA: O presidente Lyndon Johnson, anuncia que 14 mil soldados permanecerão na República Dominicana.
1968 – França: Milhares de estudantes iniciam em Paris a revolta estudantil do Maio Francês, que logo se espalhou para o mundo. É o maio de 1968, o ano que não acabou.
1978 – Argentina: O tenente general Jorge Rafael Videla é designado pela Junta Militar para exercer o cargo de presidente da nação até 29 de março de 1981.
1982 – Malvinas: começa, no Atlântico Sul, as hostilidades entre ingleses e argentinos pela posse das ilhas Malvinas.
1984 – Vaticano: O Papa João Paulo II começa sua 21ª viagem apostólica, com escala no Alasca, onde se encontrará com o presidente Ronald Reagan, dos EUA.
1989 – Paraguai: Denúncias de corrupção e fraude eleitoral na eleição presidencial. O Partido Colorado obtém 74% dos votos.
1992 – Europa: formalizado acordo entre países desse Continente, para a criação do Espaço Econômico Europeu (EEE), mercado único que concentrará a metade do comércio mundial.
1998 – Europa: Aprovado, pelo Conselho Europeu a decisão do Parlamento Europeu de que a nova moeda continental, o Euro comece a circular no dia primeiro de janeiro de 1999 na Alemanha, França, Espanha, Itália, Portugal, Áustria, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Finlândia e Irlanda.
2001 – Irã: Pela primeira vez o país tem duas candidatas à Presidência da República, Farra Josravi e Turan Jamili.

Botão Voltar ao topo
Skip to content