Sem categoria

Gestores e servidores de 13 municípios se capacitam em Ariquemes

Com o auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia) recebendo cerca de 200 gestores e servidores públicos de 13 municípios, foi aberta na manhã desta sexta-feira (4) a quarta e penúltima etapa do VII Encontro de Atualização Administrativa, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).

O evento, que já passou por Cacoal, Vilhena e Ji-Paraná e será finalizado em Porto Velho, nos dias 8 e 9 de junho, tem como objetivo aprimorar as administrações públicas municipais, com cursos focados em seis temas: Atos de Pessoal, Controle Interno, Licitação, PPA, LDO e LOA, Processo Legislativo Municipal e Controle da Administração Pública pelo TCE.

A cerimônia de abertura do Encontro em Ariquemes reuniu o prefeito municipal, Márcio Raposo, o presidente da Câmara de Vereadores, Saulo Moreira, o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Laerte Gomes, e os conselheiros Valdivino Crispim de Souza, presidente em exercício do TCE, Edílson de Sousa Silva e Francisco Carvalho da Silva, além de autoridades políticas e militares.

O primeiro a falar foi o vereador Saulo Moreira, destacando a ação pedagógica desenvolvida pelo Tribunal de Contas. “O Encontro é possibilidade de nos aperfeiçoarmos para fazer um trabalho com transparência, respeitando cada centavo do dinheiro do povo”, declarou.

O prefeito Márcio Raposo disse que, ao investir em capacitação, o TCE preenche uma lacuna na formação dos gestores e técnicos, além de atualizá-los com conhecimentos recém-instituídos.

Concordando com Raposo, o presidente da Arom, Laerte Gomes, lembrou que uma administração democrática depende, fundamentalmente, da participação das instituições e órgãos fiscalizadores: “Por isso, quero aplaudir a iniciativa do presidente do Tribunal, conselheiro José Gomes, em diminuir a distância entre o órgão e a sociedade.”

MELHORIA DA GESTÃO

Já o conselheiro Valdivino Crispim explicou que o propósito do Encontro é a melhoria e valorização da gestão pública, com reflexos diretos para a população. “Esse aprendizado que está sendo repassado aos servidores não pode se perder. Por isso é importante que os gestores criem cargos permanentes na carreira pública, a fim de que as pessoas e o conhecimento que elas assimilaram continuem nas administrações”, recomendou.

O conselheiro abordou ainda o novo desafio imposto às administrações públicas, em especial as municipais, que têm recursos limitados e grande demanda. “A proposta das oficinas técnicas é qualificar e retreinar o servidor para que ele auxilie o prefeito a gastar da melhor forma possível o dinheiro público, a fim de aumentar a qualidade de vida do cidadão”, completou.

Em Ariquemes, serão capacitados prefeitos, vereadores, secretários municipais, contadores, assessores jurídicos e técnicos dos municípios de Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari, além do município sede.

As aulas acontecem nesta sexta-feira e no sábado, nas dependências da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (Faema).

Clique na imagem acima para visualizar a galeria de fotos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo