Pular para o conteúdo
Sem categoria

Servidores do TCE recebem orientação dos Bombeiros e Samu sobre procedimentos de primeiros socorros e incêndio

Servidores do Tribunal de Contas (TCE-RO) participaram, nesta sexta-feira (8), da palestra “Lidando com acidentes de trabalho”, realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchoa (IEP)/Escola de Contas, em parceria com a Assessoria Militar.

O diretor da Escola de Contas, auditor Davi Dantas da Silva, fez a abertura da apresentação, ressaltando a importância de todos terem conhecimento sobre os procedimentos no caso de primeiros socorros, bem como o que fazer em caso de um incêndio residencial ou no local de trabalho.

A psicóloga do Gabinete Médico, Odontológico e Assistencial do TCE, Frieda Sousa, que também participou da abertura do evento, disse que servidores presentes deveriam compartilhar as informações apreendidas na explanação com os colegas que não puderam comparecer à palestra, devido à importância dos assuntos abordados.

Em seguida, os soldados da Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros, J. Pinheiro e Tobias, iniciaram a apresentação, explicando as diferenças entre os extintores de incêndio e em quais materiais cada um deve ser utilizado. Também apresentaram vídeos explicativos de como controlar o fogo e o que as pessoas devem fazer em caso de acidente doméstico ou no local de trabalho.

Dicas de como evacuar o prédio também foram repassadas aos servidores que estiveram presentes no auditório do Tribunal, bem como os procedimentos que devem ser adotados pelas pessoas que ficarem presas, até a chegada de socorro.

Depois o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), médico socorrista Marcos Berti, explicou a diferença entre os atendimentos de emergência e urgência, além de situações de atendimento em casos de desmaio, convulsão, queimaduras, fratura, acidentes oculares, envenenamento, intoxicação e problemas cardíacos.

Ao final, apresentou exemplos práticos sobre os procedimentos que qualquer pessoa pode realizar diante das situações apresentadas na palestra. De acordo com o médico, esse tipo de palestra é importante, pois esclarece e tira dúvidas sobre a forma correta dos atendimentos, evitando um dano maior ao acidentado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo