Sem categoria

Comitê Gestor da Atricon entrega avaliação prévia ao TCE-RO

Os integrantes do Comitê Gestor do Programa de Avaliação da Qualidade e Agilidade do Controle Externo, desenvolvido pela Associação Nacional dos Membros e Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), entregaram no final da tarde dessa quinta-feira (18) ao Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) o relatório da avaliação prévia realizada na instituição.

Após realizarem a apreciação das informações e documentos fornecidos pelo TCE-RO, contrapondo-as às regras e parâmetros constantes do regulamento do programa, e ainda visitarem setores da Corte, o grupo, formado pelas conselheiras Maria Teresa Garrido (TCM-GO) e Soraia Victor (TCE-CE), pelo diretor-geral do TCE-RS, Valtuir Nunes, e pela assessora da Presidência do TCE-RS, Debora Pinto da Silva, manifestou algumas impressões colhidas durante o trabalho realizado.

A organização, o comprometimento e o zelo na apresentação do material feita pelo TCE rondoniense foram pontos enfocados pelos integrantes do Comitê, os quais permitiram maior agilidade no trabalho de avaliação, iniciado e terminado no mesmo dia. “Gostaria de parabenizar o TC de Rondônia pela forma sólida, convincente e séria com que atua”, disse a conselheira Maria Teresa.

A vontade de acertar demonstrada por membros e servidores do Tribunal foi ressaltada pela conselheira Soraia Victor. “Saio de Rondônia convencida de que o TCE está no caminho certo”, afirmou, destacando, particularmente, a constatação da convergência entre o Plano Estratégico do TCE para o período 2011/15 e as diretrizes estabelecidas pela Atricon no programa de avaliação.

Também o diretor-geral Valtuir Nunes externou a boa impressão colhida depois da avaliação e das visitações realizadas no TCE. “Após tudo o que vimos e avaliamos, é preciso que se diga: o Tribunal de Contas de Rondônia está bem avançado, e isso deve ser valorizado”.

Já o presidente do TCE, conselheiro José Euler, inicialmente reiterou a importância da visita técnica e da avaliação da Atricon para a melhoria e o aperfeiçoamento do sistema dos Tribunais de Contas do Brasil. Também citou e agradeceu o empenho e o amplo engajamento de toda a instituição durante a avaliação da Atricon, envolvendo membros e todos os servidores.

As conclusões das avaliações dos TCs que aderiram ao programa da Atricon serão apresentadas em um relatório unificado durante o XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, de 3 a 6 de dezembro, em Vitória (ES), ocasião em que também será divulgado mapa da situação do sistema de controle externo brasileiro, incluindo as avaliações pormenorizadas de cada Corte de Contas partícipe do programa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo