Sem categoria

Eleição da nova diretoria da Atricon e do IRB encerra congresso dos TCs

O conselheiro Valdecir Pascoal, do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), foi eleito o novo presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Pascoal liderou a chapa denominada “Atricon no caminho certo”, cuja Diretoria de Assuntos Corporativos conta com o conselheiro do TCE de Rondônia, Paulo Curi Neto.

A eleição foi realizada nesta sexta-feira (6), antes do encerramento do XVVII Congresso Nacional dos Tribunais de Contas, em Vitória (ES). Valdecir Pascoal recebeu 189 dos 268 votos válidos. O candidato da chapa “Atricon Unida”, conselheiro Júlio Pinheiro, do TCE do Amazonas, obteve 79 votos.

Também houve a eleição para presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), associação de estudos e pesquisas dos Tribunais de Contas. Foi eleito o conselheiro Sebastião Helvécio, do TCE de Minas Gerais, obtendo 22 dos 34 votos. Nessa eleição, são votantes apenas os presidentes de Tribunais de Contas. O candidato Carlos Pinna, do TCE de Sergipe, obteve 12 votos.

CARTA

Encerrando oficialmente o Congresso dos TCs, foram aprovados pela Assembleia Geral da Atricon 26 diretrizes e compromissos que compõem a Declaração de Vitória, cuja íntegra pode ser lida no link abaixo.

No documento são reforçados alguns dos objetivos do congresso, como o de debater a importância dos TCs no contexto nacional e sua atuação como instrumento de cidadania e de melhoria da qualidade da gestão pública e do desenvolvimento econômico, bem como de redução das desigualdades regionais e sociais.

O congresso foi realizado pela Atricon, partilhada com o Tribunal de Contas do Espírito Santo, como anfitrião, o Instituto Rui Barbosa e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo