Sem categoria

FGV repassa ao TCE técnica de utilização de software usado para auditar folha de pagamento

Servidores do Tribunal de Contas (TCE-RO) participam, ao longo desta semana, de capacitação ministrada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), envolvendo o repasse de técnicas para utilização do software Idea (Interactive Data Extraction & Analisys), empregado recentemente pela fundação para auditar a folha de pagamento do Estado de Rondônia e cuja licença para uso foi adquirida pela Corte de Contas rondoniense.

As capacitações tiveram início nesta segunda-feira (29), no laboratório de informática do TCE, com a participação de servidores tanto da Secretaria de Informática, que atuarão nos procedimentos ligados à implantação e suporte tecnológico do Idea, quanto da Secretaria Geral de Controle Externo, mais precisamente os que lidam diretamente com folha de pagamento.

Os conhecimentos sobre o software são repassados pelo consultor de tecnologia da informação (TI) da FGV, Fernando Silva, que ressaltou as funcionalidades da ferramenta informatizada, que é utilizada internacionalmente para auditoria de banco de dados. “O Idea permite extrair, selecionar, analisar e manipular amostras ou extratos de arquivos de dados a partir de praticamente qualquer fonte”, explicou.

Segundo ele, os treinamentos que serão ministrados aos servidores do TCE rondoniense até a próxima sexta-feira (3), em dois turnos (manhã e tarde), têm como foco repassar técnicas e a metodologia de utilização do software, a fim de permitir aos participantes os conhecimentos necessários para sua utilização em trabalhos de auditoria.

PRODUTIVIDADE

De acordo com o auditor de controle externo do TCE, Marc Uiliam Reis, presidente da Comissão de Auditoria na Folha de Pagamento do Estado, a utilização do Idea pelo Tribunal permitirá o aprimoramento do trabalho de auditoria junto aos órgãos jurisdicionados, possibilitando ganhos de produtividade no planejamento e tornando o processo mais ágil e confiável.

Como exemplo, citou a auditoria na folha de pagamento do Estado, realizada em 2012 e 2013 pela FGV em parceria com o TCE e o MP-RO, cuja execução neste e nos próximos exercícios estará a cargo do Tribunal de Contas. “Neste caso, o auxílio desse software será fundamental, uma vez que a folha de pagamento envolve o maior volume de recursos do Estado atualmente”, disse.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo