Notícias

Palestra marca evento no TCE sobre gestão de pessoas por competências

Conselheiros, conselheiros-substitutos, procuradores do Ministério Público de Contas e servidores do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) participaram nessa quinta-feira (25) de evento realizado no auditório da Corte, cujas ações tiveram como foco a gestão de pessoas por competências.

A logomarca do projeto Gestão de Pessoas por Competência foi lançada oficialmente durante o evento
A logomarca do projeto Gestão de Pessoas por Competência foi lançada oficialmente durante o evento

A primeira atividade foi o lançamento da logomarca do projeto do TCE-RO sobre Gestão de Pessoas por Competências, cuja elaboração buscou traduzir as aspirações coletivas de membros e servidores para uma Corte de Contas mais moderna, atendendo os anseios da sociedade, dentro de um processo que contempla, entre outros aspectos, a diversidade.

Logo após foi exibido vídeo sobre a gestão por competências, trazendo fala do presidente da Corte, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, sobre a importância desse novo processo, que traz novos conceitos e ideias nessa área, com repercussão, de modo particular, para os servidores, por meio de melhorias e aprimoramento, e de modo mais amplo para o Tribunal, visando seu aperfeiçoamento institucional.

O evento teve continuidade com a palestra Gestão de Pessoas por Competências na Organização Contemporânea, ministrada pelo professor Joel Dutra, que, antes de sua apresentação, foi saudado pelo conselheiro Paulo Curi Neto, presidente da comissão instituída pela Corte de Contas para desenvolver o projeto da gestão de pessoas por competências.

Conselheiro Paulo Curi fez a saudação inicial ao palestrante Joel Dutra
Conselheiro Paulo Curi fez a saudação inicial ao palestrante Joel Dutra

Em sua fala, o conselheiro destacou o esforço do TCE para desenvolver uma nova política de gestão de pessoas, alinhando expectativas individuais dos servidores com as da instituição. “Trata-se de uma construção coletiva, que demanda o engajamento de membros, servidores, enfim de todos, para para que possamos compreender os desafios que temos no tocante à gestão de pessoas e, assim, atendermos nossas demandas presentes e futuras”, disse.

PALESTRA

Autor de diversas obras que enfocam a gestão de pessoas nas organizações, o professor Joel Dutra abordou diversos aspectos de seus estudos sobre essa temática, incluindo a publicação “As Melhores Empresas para Você Trabalhar”, em revista de grande circulação nacional.

Sobre a gestão de pessoas na administração pública, o palestrante lembrou que o setor público investe mais em desenvolvimento de pessoas quando comparado à iniciativa privada. No que se refere aos servidores públicos, Dutra observou que estes são mais exigentes, por terem maior qualificação e postura crítica em relação à sua organização.

O professor ainda explanou sobre diversos conceitos referentes à gestão de pessoas, abordando assuntos como marcas geracionais, cargos e carreiras, sistema de gestão com base em competências, impacto da tecnologia na organização e seus reflexos junto às pessoas, transição de carreira, desenvolvimento de pessoas, entre outros.

Houve ainda espaço para manifestação dos participantes da palestra, com questionamentos sobre temas como inclusão de pessoas com necessidades especiais nas organizações; aposentadoria e longevidade do trabalho; governança corporativa e renovação de lideranças; expectativas profissionais dentro da organização.

Conselheiro Edilson de Sousa nos agradecimentos ao professor Joel Dutra pela palestra
Conselheiro Edilson de Sousa nos agradecimentos ao professor Joel Dutra pela palestra

Ao final, o conselheiro Edilson de Sousa Silva, em nome da Presidência do TCE-RO, agradeceu ao palestrante pelos ensinamentos repassados, enfatizando sua colaboração para despertar novos olhares e visões sobre a gestão de pessoas na Corte. “Para termos eficiência no controle, é necessário termos pessoas capacitadas e dispostas a cumprir essa missão, e sua palestra nos descortinou um novo rumo a seguir para alcançarmos esse objetivo”, concluiu.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo