Pular para o conteúdo
Notícias

Corregedoria estabelece meta para julgamento de processos no TCE-RO

Foi aprovada pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), em sessão do Conselho Superior de Administração (CSA) realizada nesta sexta-feira (25) e publicada no Diário Oficial eletrônico da Corte de nº 1.001, decisão que estabelece a Meta 1 da Corregedoria-Geral, qual seja, o julgamento, até 31 de junho de 2016, de todas as prestações de contas autuadas pela Corte até o final do exercício de 2013.

A decisão busca priorizar a rápida instrução pelas unidades internas do Tribunal de 46 processos de prestações de contas ainda não julgadas, cuja autuação na Corte é anterior ao exercício de 2013. Determina ainda que esses processos sejam identificados de forma ostensiva, visando retirar possíveis obstáculos que impedem seu prosseguimento e consequente julgamento.

META

Instrumento utilizado por órgãos julgadores, como o Poder Judiciário, desde a década passada, a definição de metas também já é utilizada pelo TCE rondoniense, tendo como exemplo a execução do Plano Estratégico da Corte para o período 2011/15, que estabeleceu, entre seus objetivos, o julgamento até o final deste ano de 75% dos processos autuados até 2010.

A medida aprovada pelo Conselho Superior nesta sexta-feira também está em sintonia com orientações da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), referentes à redução tanto do estoque quanto do tempo de apreciação de processos no âmbito dos TCs brasileiros, convergindo assim com o princípio constitucional da razoável duração do processo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo