Notícias

Desenvolvimento regional de Rondônia é tema de audiência entre TCE e Fiero

Buscando estreitar ainda mais a cooperação entre os setores público e privado em Rondônia visando proporcionar benefícios e melhorias em diversas áreas e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento regional, ocorreu nessa quarta-feira (3) audiência envolvendo o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero).

Realizado no Gabinete da Presidência do TCE-RO, a reunião teve a participação do conselheiro presidente Edilson de Sousa, do presidente da Fiero, Marcelo Thomé, e do gerente do grupo de trabalho formado pela Fiero e pela Assembleia Legislativa para o desenvolvimento conjunto de estudos econômicos e ações correlatas, José Bianco.

Na oportunidade foi destacada a necessidade de um esforço conjunto entre a iniciativa privada e a administração pública para se buscar um modelo de gestão que represente não só melhorias no âmbito econômico, mas também promova a governança, fortalecendo o capital humano e ampliando a capacidade institucional das organizações envolvidas.

Foram citados ainda os desafios a serem enfrentados para assegurar a sustentabilidade tanto do setor privado quanto do público, entre os quais, a sazonalidade de arrecadação, as despesas crescentes e permanentes, a necessidade de reforma tributária e de capacitação dos gestores públicos.

Nesse quesito, o conselheiro presidente falou da importância da parceria com entidades educacionais, como o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ligado à Fiero, a fim de ampliar o processo pedagógico aos gestores públicos, além de auxiliar na produção de indicadores e objetivos para nortear, principalmente, as administrações municipais rondonienses. “Tendo bons gestores, teremos bons controles e um serviço público de melhor qualidade”, disse Edilson de Sousa.

APOIO

Já o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, também solicitou o apoio do TCE-RO, por meio da oportunização de capacitações e suporte técnico, em razão dos convênios que a entidade industriária está formalizando com a administração pública, visando o incremento do setor produtivo e, consequentemente, a geração de emprego e renda no Estado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo