Notícias

Gestores da área de saúde de Rondônia recebem orientações do TCE sobre Levantamento em Governança e Gestão

Representantes das Secretarias de Saúde do Estado e dos Municípios, dos Conselhos de Saúde Estadual e Municipais e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) receberam nessa quarta-feira (16), no auditório do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), informações e orientações sobre o trabalho de Levantamento em Governança e Gestão da Saúde, realizado em cooperação com o TCU e com outros 27 Tribunais, em âmbito nacional.

Os auditores de controle externo Felipe Mottin e Klebson Leonardo repassaram orientações informações aos participantes do encontro técnico no TCE-RO
Os auditores de controle externo Felipe Mottin e Klebson Leonardo repassaram orientações informações aos participantes do encontro técnico no TCE-RO

Segundo os auditores de controle externo Felipe Mottin Pereira de Paula, Klebson Leonardo de Souza Silva e Raimundo Paulo Dias, que conduzem os trabalhos em Rondônia, o levantamento consiste em uma autoavaliação a ser respondida pelos próprios gestores de saúde pública no Estado (secretário e conselheiros estaduais de saúde; secretários municipais e conselheiros municipais de saúde e integrantes da CIB), por meio de um questionário, disponível para preenchimento, até dia 15 de abril.

As respostas integrarão uma base de dados e todos os municípios receberão um relatório individual com informações e recomendações de melhoria, que serão monitoradas em outros ciclos. Conforme ressaltado pela equipe do TCE-RO, “este é um trabalho de cooperação, uma iniciativa de caráter preventivo e orientativo, por meio da qual o Tribunal será um parceiro e indutor de boas práticas, visando à melhoria da eficiência na aplicação dos recursos públicos na área de saúde”.

Além de dar informações sobre o andamento do processo de avaliação da governança e gestão em saúde (finalidade, objetivos, cronograma), os auditores também explicaram como usar a ferramenta eletrônica para o preenchimento do questionário, disponível no portal do TCU (www.tcu.gov.br/perfilgovsaude).

O presidente do TCE-RO, conselheiro Edilson de Sousa Silva, destacou a importância desse trabalho e agradeceu o envolvimento e participação dos gestores rondonienses em todas as fases do levantamento. “É importante que todas as dúvidas sejam esclarecidas nesse encontro, a fim de que seja realizado um diagnóstico preciso da saúde em Rondônia, permitindo a implementação de diretrizes para atender as necessidades da população”, afirmou o presidente.

Em caso de outros esclarecimentos ou dúvidas, os gestores, técnicos e membros de conselhos podem utilizar os seguintes canais: telefone (69) 3211-9153, e-mail govsaude@tce.ro.gov.br e página eletrônica www.tcu.gov.br/perfilgovsaude.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo