Notícias

Segesp/TCE alerta sobre Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1 que iniciou nesta quarta-feira

A Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) alerta membros, servidores, estagiários e colaboradores da Corte de Contas para a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 (conhecida como gripe suína) que iniciou nesta quarta-feira (13) em todo o Estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) existem 30 casos suspeitos em Rondônia e destes, 14 só em Porto Velho. A imunização é crucial à preservação da saúde a fim de evitar transtornos tanto para quem pode estar infectado, quanto às pessoas mais próximas de seu convívio diário.

A vacina está sendo disponibilizada nos postos de saúde de acordo com o seguinte calendário: 13 a 15 de abril  – profissionais da saúde e crianças de seis meses até cinco anos; 18 a 22 de abril – idosos, gestantes, puérperas (que acabaram de dar à luz) e portadores de doenças crônicas; 25 a 29 de abril – indígenas e presidiários; e dia 30 de abril será aberta para todos os grupos de risco.

Medidas de Prevenção

A principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte. Médicos infectologistas da Sociedade Brasileira de Infectologia fazem um alerta sobre as cinco principais formas para se proteger contra o contágio pelo vírus Influenza H1N1:

Não deixe de se vacinar contra o vírus H1N1. A vacina é disponibilizada pelo SUS. Para quem não está nos grupos de risco é possível tomar a vacina na rede particular.

Evitar o contato com as pessoas com a gripe H1N1, como abraço, beijo e aperto de mão. Em ambientes fechados, de preferência deixar as janelas abertas para que haja circulação do ar.

Lavar muito bem as mãos com água e sabão (inclusive entre os dedos, nos pulsos e por dentro das unhas) e utilizar álcool gel para uma higienização completa. Se não for possível, fazer pelo menos um dos dois procedimentos.

Em lugares públicos, ao segurar maçanetas, corrimãos, apoios dos ônibus, evite levar as mãos até os olhos, nariz e boca enquanto não puder fazer nova higienização.

Evitar estresse, ansiedade, má alimentação, dormir pouco, pois enfraquece o sistema imunológico e deixa o organismo ainda mais exposto ao vírus.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo