Notícias

Fórum dos 33 anos do TCE-RO reúne mais de 1.200 participantes e 14 TCs representados

Após três dias de conferências sobre assuntos ligados ao mundo jurídico e à administração pública, foi encerrado na última sexta-feira (20) o V Fórum de Direito Constitucional e Administrativo aplicado aos Tribunais de Contas, realizado pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), através da Escola Superior de Contas (Escon), para comemorar os 33 anos da Corte de Contas.

O conferencista Rodrigo Pironti abordou a administração pública antifrágil
O conferencista Rodrigo Pironti abordou a administração pública antifrágil

Reunindo mais de 1.200 participantes, bem como representações de 14 Tribunais de Contas do Brasil, o evento teve, em seu encerramento, na tarde de sexta-feira a palestra do advogado e professor Rodrigo Pironti, abordando como tema Administração Pública Antifrágil e a Sustentabilidade: Profissionalização e Responsabilidade.

A mesa de trabalhos no lançamento do Guia Prático de Controle Interno
A mesa de trabalhos no lançamento do Guia Prático de Controle Interno

Pironti ainda participou do lançamento do Guia Prático de Controle Interno, obra escrita por ele em parceria com a procuradora do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), Evelyn Freire de Carvalho. Na mesa de trabalhos, além dos autores, participaram também os conselheiros Edilson de Sousa (presidente do TCE-RO) e Roberto Jales (TCE-RN e representante no evento da Associação dos Membros dos TCs – Atricon) e a procuradora do MPC de Rondônia, Érika Saldanha.

Já a conferência de encerramento do evento foi ministrada pela professora Fernanda Marinela, jurista de renome na área do Direito Administrativo. Ela abordou a Lei nº 12.846/2013, também chamada Lei Anticorrupção (LAC), destacando, entre outros pontos, a repercussão trazida por essa nova legislação tanto no âmbito privado quanto para a administração pública.

A jurista Fernanda Marinela abordou Lei Anticorrupção durante o Fórum de Direito Constitucional e Administrativo
A jurista Fernanda Marinela abordou Lei Anticorrupção durante o Fórum de Direito Constitucional e Administrativo

PARTICIPANTES

Ao final do Fórum de Direito Constitucional e Administrativo, os participantes falaram sobre a oportunidade de aprendizado oferecida pelo TCE/Escon. Os acadêmicos João Pedro e Silvyhelen Lorena destacaram, entre outros aspectos, a relevância dos temas abordados e o nível dos palestrantes, ressaltando que o Tribunal de Contas acertou ao realizar o evento.

Já o servidor do TCE-RO, Marcelo Pereira, acentuou a diversidade dos assuntos, que não se limitaram apenas à área fiscalizatória, abarcando a administração pública de um modo geral. “Em seus 33 anos, o TCE nos deu esse presente, que muito ajudará no nosso dia a dia no serviço público”, disse.

O Fórum teve um total de 20 horas-aula. Os certificados estarão disponíveis na página da Escola Superior de Contas no portal do TCE-RO (www.tce.ro.gov.br), a partir da próxima quarta-feira (25).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo