Notícias

Servidores participam de curso da Escon/TCE sobre contabilidade aplicada aos RPPS

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), realizou na última quinta (7) e sexta-feira (8) capacitação voltada a servidores da Corte de Contas e de outros órgãos públicos, cujo tema foi Contabilidade aplicada aos Regimes Próprio de Previdência Social (RPPS).

Com um total de 16 horas-aula, a capacitação teve como instrutora a contadora Diana Vaz de Lima, mestre em Administração Contábil-Financeira e responsável técnica pela elaboração das Portarias MPS nºs 916/2003 e 1.768/2003, que tratam do manual de contabilidade aplicada aos RPPS.

Além de repassar uma visão geral sobre o funcionamento do RPPS, incluindo determinações legais do Ministério da Previdência Social e dos Tribunais de Contas, a instrutora focou também em aspectos diversos, entre os quais, a importância do cálculo atuarial, política de investimentos e exigências da contabilidade pública na área previdenciária.

Toda a capacitação foi formada tendo como base estudos desenvolvidas pela própria instrutora, tratando da contabilidade aplicada aos RPPS e seu ambiente; legislação previdenciária e aspectos contábeis a serem observados; especificidades na elaboração do orçamento do RPPS; estrutura do plano de contas dos Regimes Próprios; e, por fim, os procedimentos contábeis em contas específicas.

Todos os participantes do curso receberão certificados expedidos pelo Tribunal de Contas, por meio da Escola Superior de Contas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo