Notícias

Acadêmicos da Unir de Guajará-Mirim participam de palestras no TCE

Com o objetivo de conhecer as atividades desenvolvidas pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) como órgão fiscalizador da administração pública estadual e municipal, 28 acadêmicos dos cursos de Administração e Gestão Ambiental da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Guajará-Mirim, participaram nessa quarta-feira (10), na Escola Superior de Contas (Escon), de uma palestra sobre o funcionamento da Diretoria de Controle Ambiental (DCA), ministrada pelo diretor Manoel Fernandes Neto, e no período da tarde de uma palestra no auditório da Unir-Centro, com o tema “Princípios da Sustentabilidade”, ministrada pelo conselheiro Benedito Alves.

Os acadêmicos foram recepcionados pelo diretor-geral da Escon, professor Raimundo Oliveira, que falou sobre a importância de que a sociedade tome conhecimento das atividades exercidas pelo TCE, sobretudo no que diz respeito à sua participação na fiscalização dos recursos públicos, esclarecendo que o Tribunal tem um canal direto com o cidadão por intermédio da Ouvidoria, para o acolhimento de manifestações sobre possíveis irregularidades praticadas com dinheiro público.

O conselheiro Benedito Alves também deu as boas-vindas aos acadêmicos agradecendo o convite para ministrar a palestra e afirmando que se sentiu lisonjeado por ser mensurado como doutrinador na bibliografia, com a obra: ”Amazônia Brasileira: Soberania Ameaçada”, no curso de Gestão Ambiental. “No atual momento em que passamos com a exploração dos recursos naturais é necessário que a temática seja discutida na área acadêmica”, frisou.

Por sua vez, o diretor de Controle Ambiental do TCE-RO, Manoel Fernandes Neto, fez uma breve apresentação sobre a competência daquela unidade. Explicou que a DCA integra a Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE) e é composta pela Divisão de Monitoramento e Fiscalização.

Tem dentre suas competências a de fiscalizar os processos de controle quanto ao licenciamento, instalação, operação e expansão de atividades potencialmente poluidoras ou degradantes do meio ambiente, bem como fiscalizar e monitorar as atividades potenciais e efetivamente poluidoras.

A visita à Corte de Contas foi feita pelos acadêmicos das disciplinas de Gestão de Impactos Ambientais (curso de Gestão Ambiental) e de Gestão Ambiental na Empresa (curso de Administração) acompanhados do vice-diretor do campus da Unir de Guajará-Mirim, José Otávio Valiante, e dos professores Josmar Almeida Flores e Cíntia Rosina Flores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo