Pular para o conteúdo
Notícias

Aberto curso ministrado por conselheiro do TCE-RO com foco na liderança contemporânea

Foi aberto nesta segunda-feira (3), no auditório do Tribunal de Contas (TCE-RO), o curso Liderança Contemporânea, ministrado pelo conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra para servidores da Corte de Contas e de outros órgãos da administração pública rondoniense. A iniciativa é da Escola Superior de Contas (Escon) do TCE e integra o Programa de Formação de Líderes.

O curso foi aberto pelo presidente do TCE, conselheiro Edilson de Sousa

O presidente do TCE, conselheiro Edilson de Sousa Silva, fez a abertura do curso, mencionando, entre outros pontos, a importância da capacitação permanente para a elevação dos índices de eficiência e qualidade nos serviços da Corte de Contas aos jurisdicionados e à sociedade como um todo.

Falou ainda que o curso reflete o reconhecimento da direção do Tribunal quanto ao valor e à importância do repasse desses conhecimentos aos servidores, acrescentando que o verdadeiro líder “faz com”, e explicou: ““Quando um líder tem foco e compromisso, busca incentivar o desenvolvimento de sua equipe, tornando-se muito mais produtivo. E, ao passar isso para sua equipe, gera resultados relevantes não apenas para a instituição, mas para toda a sociedade”.

MUDANÇAS

Doutor em Ciência Jurídica, mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional e especialista em Direito Administrativo, o conselheiro Wilber Coimbra, inicialmente, explicou que o curso foi idealizado a partir de “inquietações vivenciadas em sua atuação no mundo acadêmico, nos cursos dos quais participou e nos seus mais de 25 anos de serviços prestados à administração pública”.

O conselheiro Wilber é o instrutor da capacitação, que se estende até esta terça-feira

“Essa capacitação é fruto dessas inquietações. De saber que, no mundo fluido em que vivemos, a certeza que temos é a da mudança, que é constante e para qual devemos estar sempre preparados”, disse, acrescentando que o curso busca, muito mais do que formar líderes, despertar a força latente da liderança. “Há uma latência de liderança em cada um de nós, que deve ser aplicada não só no trabalho, mas nas demais áreas de nossa vida”.

Ainda citou renomados autores de diversas áreas do conhecimento humano e explanou detalhadamente sobre fatores que levam ao desenvolvimento da liderança, a fim de possibilitar uma reflexão sobre princípios e valores, entre outros aspectos da natureza humana.

Utilizando-se também de exemplos práticos, buscou mostrar que o desenvolvimento de habilidades e o estímulo de competências associadas à liderança podem levar à obtenção de melhores resultados, tanto no aspecto individual quanto coletivo, a bem não só da instituição ao qual a pessoa serve, como da sociedade em geral.

O curso terá um total de 16 horas-aula, estendendo-se até esta terça-feira (3). Os participantes que cumprirem efetivamente a carga horária receberão certificados expedidos pela Escon/TCE-RO.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo