Notícias

TCE-RO conhece trabalho desenvolvido pelo TCE-MG na área de educação

Uma equipe do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) esteve na sede do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), em Belo Horizonte, para conhecer o trabalho que o coirmão mineiro vem desenvolvendo na área da educação.

Estiveram presentes na visita técnica, o conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello e os auditores de controle externo João Dias Neto, Laiana Freire Neves de Aguiar e Adrissa Maia Campelo.

O foco da visita foi conhecer melhor o sistema TCEduca (especialmente quanto à sua metodologia, tendo em vista o monitoramento das metas 1 e 3 do Plano Nacional de Educação – PNE) e os trabalhos que a Corte de Contas mineira vem desenvolvendo na área educacional. Todas as diretorias técnicas do TCE mineiro estavam representadas na reunião.

Inicialmente, a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Garcia Mourthé, apresentou o programa “Na Ponta do Lápis”. Já a analista de sistemas Gisele de Lourdes falou sobre a parte operacional da ferramenta TCEduca, enquanto o coordenador do Núcleo de Fiscalização Integrada do Estado, Roberto Colares Júnior, abordou a metodologia usada no levantamento da infraestrutura das escolas pelo Estado.

A diretora de Fiscalização de Matérias Especiais, Karla da Costa Martins, falou sobre os resultados verificados nas escolas mineiras. Por sua vez, o analista Sérgio Urbano, lotado na 3ª Coordenadoria de Fiscalização do Estado (CFE), falou sobre as caixas escolares das escolas estaduais.

A coordenadora de Fiscalização e Avaliação da Macrogestão Governamental de Belo Horizonte, Denise Delgado, enfocou as caixas escolares de Belo Horizonte, enquanto o coordenador de auditoria operacional, Ryan Pereira, falou sobre as auditorias na área da educação.

A oficial de controle externo, Cynthia Barros, discorreu sobre o piso salarial dos profissionais da educação e o coordenador da 3ª Coordenadoria de Fiscalização dos Municípios (CFM), Antônio da Costa, enfocou as ações da sua área na merenda e transporte escolar.

PROJETO TCE-RO/TCU/OCDE

Os dados e informações levantados na visita técnica, segundo a equipe do TCE-RO, servirão, principalmente, para subsidiar os trabalhos do projeto desenvolvido juntamente com outros 10 TCs brasileiros, o TCU e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Essa ação prevê, para este ano, o desenvolvimento dos modelos de indicadores de maturidade e de desempenho de políticas públicas (área de educação, inicialmente).

  • Fonte: TCE-MG (Karina Camargo Coutinho)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo