Notícias

Com autorização de órgão ambiental, TCE faz erradicação de árvores próximas ao Anexo III

O Tribunal de Contas (TCE-RO) já iniciou a retirada de parte das árvores do entorno das futuras instalações do Anexo III, onde antigamente funcionava a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e que atualmente passa por reformas para melhor atender as necessidades da Corte de Contas.

A ação, que foi devidamente autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Porto Velho (Sema), se justifica principalmente pelo estado de conservação atual de parte das árvores existentes, verificando-se a presença de pragas que comprometem a solidez das árvores e gera riscos consideráveis de queda.

Além disso, outros fatores contribuem para a necessidade de remoção das árvores, tais como: ameaças à fiação elétrica, danos ao muro, às calçadas e acessos de veículos e pedestres, bem como deterioração da tubulação hidrossanitária do prédio.

SUBSTITUIÇÃO

Informa ainda o TCE que grande parte das árvores retiradas é da espécie “Ficus benjamina”, a qual, segundo estudos e publicações especializadas, não é recomendável para áreas próximas a construções.

Elas serão substituídas por outras de espécies apropriadas e recomendadas pelos órgãos públicos competentes, a exemplo do Oiti, Ipê Amarelo, entre outras.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo