Notícias

Atricon apresenta panorama dos Tribunais de Contas à Presidência do Senado

O Sistema Tribunais de Contas, representado por membros de todo o Brasil, foi recebido em audiência pelo senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal, na manhã desta sexta-feira (26). Na ocasião, o presidente da Associação dos Membros dos TCs (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB), apresentou um panorama da estrutura das Cortes brasileiras, responsáveis pela fiscalização e controle dos recursos públicos.

O conselheiro Edilson de Sousa, presidente do TCE-RO e do Colégio Nacional de Presidentes dos TCs, recebe as boas-vindas do presidente do Senado, Davi Alcolumbre

Depois de um percurso sobre um cenário anterior de fragmentação dos Tribunais de Contas, no sentido de que não havia interlocução entre eles, Fábio Nogueira chegou ao ponto em que a Atricon assume a defesa institucional do Sistema, o que foi impulsionado com a edição do Planejamento Estratégico, em 2012, com o fim precípuo de promover o aprimoramento das ações. Desde então está se delineando uma nova conjuntura em que as Cortes atuam de modo integrado e colaborativo.

O presidente da Atricon salientou que um dos instrumentos responsáveis por essa nova realidade no Sistema é o Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), por intermédio das Resoluções Diretrizes, que buscam a padronização dos procedimentos; e a ferramenta Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), por meio do qual os TCs têm se disponibilizado a promover uma autoavaliação; ou seja, “o MMD-TC traça uma radiografia das Cortes e, diante dela, promove-se o aperfeiçoamento das ações”.

Conselheiro Fábio Nogueira, presidente da Atricon, apresenta o panorama atual dos TCs do Brasil ao presidente do Senado Federal

O presidente ilustrou que o QATC/MMD-TC tem como parâmetro as melhores práticas internacionais de controle. De acordo com ele, o processo avançou para um modelo de Controle Externo contemporâneo, que não se limita à auditoria da conformidade dos gastos, mas analisa políticas públicas se refletem na melhoria da qualidade da educação.

No final, o presidente Fábio Nogueira pediu apoio para a PEC 22/2017, de autoria do ex-senador Cássio Cunha Lima e desarquivada por iniciativa do senador Esperidião Amin. A Proposta de Emenda Constitucional prevê, dentre outras alterações legislativas, a criação de um Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, nos moldes do CNJ para o Poder Judiciário; critérios mais rígidos critérios para a composição dos colegiados; e ampliação da área técnica.

PALAVRAS DO SENADOR

Davi Alcolumbre, depois de ouvir atentamente a explanação do presidente Fábio Nogueira, falou da satisfação em receber quem cuida da gestão do Brasil, com seus 5.570 municípios e ressaltou que aquele encontro serviu para referendar a sua compreensão sobre o papel importante que TCs desempenham na vida pública nacional.

Membros dos Sistemas Tribunais de Contas foram recebidos em audiência pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre

O senador salientou que o Senado Federal estará de portas abertas para reforçar esse importante diálogo com os Tribunais de Contas, que têm ajudado a manter na política homens de bem, com atuação pedagógica e preventiva, que resulta numa gestão pública de maior qualidade. “Podem contar com o Senado, estamos dispostos a nos dar as mãos para construir uma nova história para o país e para transformar o Brasil em uma grande Nação. Saio daqui convencido de que o diálogo e entendimento são os únicos caminhos para construir uma grande sociedade”.

Davi Alcolumbre registrou que toda a simpatia que nutre pelos Tribunais de Contas pode ser personalizada na amizade que tem pelo conterrâneo do Estado do Amapá, conselheiro Michel Hoaut Harb, presidente do TCE-AP, por intermédio de quem a Atricon obteve o agendamento da audiência.

Além dos membros dos TCs – dentre os quais diversos presidentes, incluindo o presidente do TCE de Rondônia, conselheiro Edilson de Sousa Silva, que também preside o Colégio Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) –, esteve presente o Senador Chico Rodrigues.

Fonte: Ascom/Atricon
Fotos: Presidência Senado (Pedro França)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo