Notícias

Gestão de riscos é tema de atividades de capacitação aos servidores do TCE

Dentro das atividades de orientação destinadas à elaboração e implantação do Sistema de Gestão de Riscos do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), sob a organização da Corregedoria-Geral (CG) e da Escola Superior de Contas (Escon), encerrou-se nessa quinta-feira (13) capacitação voltada aos servidores que atuam que atuam em cargos estratégicos na Corte.

Iniciado na última terça-feira (11), o curso, que teve um total de 24 horas-aula, foi ministrada pelo auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Salvatore Palumbro, o qual, na última segunda-feira (10), no auditório do TCE, realizou palestra para os servidores da Corte sob a mesma temática.

Também foi realizada palestra sobre gestão de riscos voltada a todos os servidores da Corte

Tanto na palestra quanto no curso, o instrutor buscou expor conceitos sobre a temática, visando despertar uma reflexão a respeito dos caminhos que levam à implantação da gestão de riscos na área pública.

Outra abordagem importante feita por Palumbro foi relativa à ISO 31000, considerada guia mestre para a implementação da gestão de riscos em organizações, uma vez que fornece princípios e diretrizes genéricas para isso, incluindo a aplicação de uma gama de atividades, incluindo estratégias, decisões, operações, processos, funções, projetos, produtos, serviços e ativos.

No âmbito interno, destacou-se resolução recém-aprovada pelo Conselho Superior de Administração (CSA), a qual institui o sistema de planejamento e gestão de riscos no âmbito do TCE rondoniense. Trata-se de um conjunto de instrumentos de governança e de gestão que suportam a concepção, implementação, monitoramento e melhoria contínua da gestão de riscos através de toda a instituição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo