Notícias

PPA 2020/2023 é tema de reunião com a Alta Direção do TCE

A proposta para o Plano Plurianual (PPA) do Tribunal de Contas, referente ao período 2020/2023, composta de diretrizes e metas, foi apresentada nessa quinta-feira (4) à Alta Direção da Corte de Contas, durante reunião na Sala da Presidência.

O estudo, que teve a participação de todos os setores do TCE, foi consolidado e apresentado pelo secretário de Planejamento, Juscelino Vieira, e sua equipe ao conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva e gestores de áreas como administração, controle externo e tecnologia da informação e comunicação.

A atividade contou com apresentação, análise e debate sobre ações, projetos e políticas da Corte de Contas a serem contempladas no PPA 2020/2023, tendo em vista o prazo legal para encaminhamento dessa peça ao Poder Executivo, responsável, por sua vez, pelo envio do PPA estadual ao Poder Legislativo.

Feitas as observações em relação à proposta, foi enfatizada a participação e contribuição dos setores na elaboração dos estudos preliminares do PPA 2020/2023, esclarecendo-se, ainda, que a peça orçamentária segue agora para análise e discussão em reunião do Conselho Superior de Administração, visando possível aprovação.

O PPA 2020/2023 integra, juntamente com o terceiro ciclo do Plano Estratégico da Corte de Contas, que enfocará o horizonte 2021/2025, um rol de ações, cuja premissa central é estimular todos os agentes públicos da Corte a refletirem sobre “o Tribunal de Contas que queremos para 2025”.

O QUE É

O Plano Plurianual é a lei que define as prioridades de governo pelo período de quatro anos. De acordo com a Constituição Federal, o PPA estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

O PPA é fundamental para o correto funcionamento da máquina pública. Sua elaboração incorreta ou seu descumprimento traz graves prejuízos ao órgão público e pode provocar severas penalidades ao gestor. Por isso é necessário rígido controle e gestão das fontes de recursos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo