Notícias

Transporte fluvial para atender alunos da rede pública é tema de reunião com participação do MPC-RO

A situação da prestação de serviços de transporte fluvial para atender à rede escolar estadual e municipal foi debatida durante reunião, realizada no dia 23 deste mês, na sede da Controladoria-Geral da União – Representação de Rondônia (CGU-RO), em Porto Velho, envolvendo órgãos federais e estaduais.

Representantes das instituições públicas que participaram da reunião na sede da CGU em Porto Velho

Estiveram presentes, além do órgão anfitrião (CGU-RO), o Ministério Público de Contas (MPC-RO), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), a Marinha do Brasil, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Controladoria-Geral do Estado (CGE-RO) e a Superintendência Estadual de Licitações (Supel).

MEDIDAS

Durante a reunião, foram expostos dados e informações, além de discutidas medidas que estão sendo adotadas visando regularizar o serviço de transporte escolar fluvial e, desse modo, atender os alunos das escolas da zona rural do município de Porto Velho.

Foi citada, de maneira pormenorizada, a pretensa contratação dos serviços, mediante licitação, capitaneada pela Seduc junto com a Supel, bem como as possíveis formas de solução para o desafiante modelo de transporte nos rios da região, visando a celebração de contrato ordinário para a manutenção dos serviços.

Trata-se de procedimento para atender a demanda de quase 950 alunos da região ribeirinha de Porto Velho da rede pública estadual e municipal de ensino, de acordo com os mapas e rotas fornecidos pela Seduc, que fez o levantamento das rotas em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Já a Controladoria-Geral da União – Representação de Rondônia (CGU-RO) expôs uma série de dados, indicadores e informações sobre a situação do transporte escolar fluvial em Porto Velho.

Destacou-se, em especial, comparativo da prestação do mencionado serviço em Porto Velho com outras cidades de estados amazônicos, verificando-se indício de superfaturamento do serviço na capital rondoniense em todos os parâmetros pesquisados: preço por rota, custo por aluno, preço por diária, preço por tempo.

Durante a reunião, o Procurador Ernesto Tavares Victoria expôs a preocupação do Ministério Público de Contas para com a situação do transporte escolar em Rondônia, haja vista os graves problemas verificados na prestação desse importante serviço público.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo