CapacitaçõesInstitucionalTCE-RO

TCE forma nova turma de brigadistas

Curso contou com aulas teóricas e práticas e envolveu servidores do Tribunal e de outros órgãos públicas

Encerrou-se na última sexta-feira (22) o curso para formação de brigadistas, uma iniciativa do Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon) e da Assessoria de Segurança Institucional (ASI).

Servidores da Corte de Contas e de outros órgãos estaduais, como Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e vigilantes de empresa privada, participaram da capacitação, que visa atender determinações do Ministério do Trabalho e do Corpo de Bombeiros.

Além de atender exigências legais, o curso busca manter grupos de servidores aptos a lidar com incêndios e situações de emergência nas instituições públicas de Rondônia. Esse objetivo foi destacado na abertura do evento pelo assessor de segurança institucional do TCE-RO, coronel PM José Itamir de Abreu.

Ao abordar a capacitação, coronel Abreu falou da importância da figura e do papel do brigadista, em especial sua função como responsável por prestar os primeiros socorros e na prevenção e combate a um princípio de incêndio ou mesmo outros sinistros.

INSTRUTORES

Foi feita a apresentação dos instrutores, o major BM Francisco Andrade Júnior e o sargento BM Esdras Trajano, respectivamente assessor e adjunto na Assessoria Bombeiro Militar (ABM) do Tribunal de Justiça (TJ-RO).

Com um total de 24 horas-aula, a atividade contou com instruções teóricas, ministradas em sala de aula na nova sede da Escon, nas quais foram repassadas informações sobre a legislação específica, além de outros temas, buscando despertar a consciência prevencionista entre os capacitandos.

Também houve a parte prática, com atividades no quartel do Corpo de Bombeiros, em Porto Velho, nas quais foram desenvolvidas simulações de primeiros socorros e incêndios, com o objetivo de demonstrar o que pode ser enfrentado pelos brigadistas.

De acordo com a coordenação do curso, com a formação da brigada, o Tribunal de Contas, não só cumpre as exigências de segurança contra incêndio e pânico, como também aumenta a segurança nas edificações do TCE em Porto Velho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo