Pular para o conteúdo
ControleEventosInstitucionalTCE-RO

Curso aborda auditoria e governança na educação

Capacitação feita pelo TCE-RO para servidores foca em técnicas e levantamento de auditoria e governança da política pública educacional

Servidores de unidades envolvidas com ações e atividades relativas ao Programa de Controle Externo na Educação, iniciativa do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), participam, na sede da Escola Superior de Contas (Escon), em Porto Velho (RO), de capacitação que contempla matérias relativas a técnicas e levantamento de auditoria, assim como governança da política pública educacional.

Com 32 horas-aula de duração, o evento, iniciado nessa terça-feira (3), se estende até esta sexta-feira (6) e tem como instrutor o auditor de controle externo federal Ismar Barbosa Cruz. Na sequência, estarão também atuando junto aos participantes as consultoras Alessandra Gotti e Rita Paulon.

A capacitação traz em seu conteúdo quatro matérias principais: governança da política pública educacional, técnicas de auditoria operacional, levantamento de auditoria aplicado e seleção de ações de controle na área de educação – os dois últimos a serem efetivados no modelo de “workshop”.

INSTRUTOR

Na abertura do evento nessa terça-feira, o instrutor Ismar Cruz buscou repassar conceitos que guardam relação com os propósitos do programa desenvolvido pelo TCE rondoniense, em especial o aprimoramento de suas ações de controle, conforme objetivo estratégico, promovendo a governança e avaliando programas e políticas públicas aplicados à educação.

“O que se pretende nessa capacitação é contribuir para a melhoria do arsenal técnico-metodológico do Tribunal de Contas, que já está em estágio bem avançado, e, dessa feita, possamos focar nos desafios da educação e naquilo que o TCE tem de mais capacidade e competência dar uma resposta ainda mais rápida ao cidadão, contribuindo para que a política pública de educação dê os resultados esperados pela sociedade”, disse.

De acordo com a Comissão de Controle Externo na Educação, unidade propositora da capacitação que é organizada pela Escon, os conceitos e entendimentos que serão trabalhados nos quatro dias do evento são fundamentais para o trabalho de elaboração do planejamento de levantamentos de auditoria.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo