Pular para o conteúdo
DestaqueEventosInstitucionalParceirosTCE-RO

TCE-RO prestigia da cerimônia de posse da Mesa Diretora da ALE-RO para 2021/2023

Em pronunciamento durante a solenidade, o conselheiro presidente Paulo Curi focou, principalmente, na questão da educação e da previdência estadual

O Tribunal de Contas (TCE-RO), por seu presidente, conselheiro Paulo Curi Neto, participou nessa segunda-feira (1º/2), de modo online, da cerimônia de posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALE-RO) – mandato 2021/2023, cuja presidência será exercida pelo deputado Alex Redano.

Os demais integrantes da Mesa Diretora são deputados: Jean Oliveira, 1º vice-presidente; Marcelo Cruz, 2º vice-presidente; Jair Montes, 1º secretário; Cirone Deiró, 2º secretário; Alex Silva, 3º secretário; e Cabo Jhony Paixão, 4º secretário.

A solenidade contou, ainda, com a participação de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos órgãos autônomos (TCE, Ministério Público e Defensoria Pública), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) e do município de Porto Velho.

DESAFIOS

O presidente do TCE-RO, conselheiro Paulo Curi Neto, em sua fala na solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia

Em sua fala durante a solenidade, o conselheiro presidente Paulo Curi focou, principalmente, na questão da educação (mais precisamente o retorno às atividades de modo presencial, desde que obedecidas as regras sanitárias e de segurança) e a previdência estadual.

Ao falar da administração da ALE que se encerrou, presidida pelo deputado Laerte Gomes, lembrou das muitas ações efetivadas, entre as quais, o repasse de recursos para ajudar no combate à Covid-19.

“Sei que o momento é de comemoração, com a nova mesa diretora, uma alternância de poder tão útil à democracia. Mas quero ressaltar os desafios que todos teremos, com a gravidade da pandemia. Que possamos atuar para evitar o colapso na saúde de Rondônia e, nesse ponto, nos colocamos à disposição para fortalecer o combate a esse mal”.

Sobre a questão educacional, lembrou que já se caminha para o segundo ano sem aulas presenciais, o que preocupa bastante. “Há uma estimativa de mais evasão escolar e o baixo rendimento dos alunos. Por isso, defendemos o retorno controlado e gradual das aulas presenciais. Temos que priorizar a vacinação dos profissionais de educação e assegurar esse retorno”, disse o conselheiro presidente manifestando ainda preocupação em relação ao desemprego no comércio formal rondoniense.

Paulo Curi ainda citou a questão do Iperon, que está com seus cofres em dificuldade. “Todas as instituições estão fazendo economia para reforçar o caixa do instituto. A Assembleia já encaminhou R$ 20 milhões, mas ainda não tem sido suficiente. É necessária a adoção de medidas que possam reduzir esses impactos, pois em 2022 teremos um déficit muito grande, que pode trazer conseqüências danosas ao serviço público rondoniense”, disse.

Para finalizar, saudou o novo presidente da Casa, Alexandre Redano, e toda a nova Mesa Diretora do Poder Legislativo: “O deputado Alex Redano tem experiência, e só nos resta desejar sucesso. Estamos à disposição para somar nas causas importantes que se apresentam. Sucesso também aos novos membros da mesa diretora”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo