DestaqueInstitucionalTCE-RO

TCE-RO e Prefeitura de Porto Velho encerram 1ª etapa de formação voltada à melhoria dos resultados da alfabetização na idade certa

O Programa de Formação em Alfabetização atendeu, em sua turma, Formadores e Técnicos da Secretaria de Educação do Município de Porto Velho (Semed)

Iniciativa estratégica do Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (ESCon), em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria de Educação (Semed), o Programa de Formação em Alfabetização encerrou nessa quarta-feira (23/6) sua primeira etapa, que foi realizada para os Formadores e Técnicos da Semed.

Ministrada de modo remoto pelas consultoras Suely Aparecida Amaral (professora doutora) e Rita Paulon (professora mestra), a atividade contou com a participação de 47 profissionais.

O objetivo foi gerar apropriação, aperfeiçoamento e conhecimentos teóricos e práticos em alfabetização, além de apresentar e discutir o ciclo gestor para a implementação do Programa Alfabetiza Porto Velho (iniciativa da Semed).

A importância em imprimir uma Gestão Orientada por Resultados, com metas e indicadores claros e um fluxo sistemático de acompanhamento e monitoramento dos indicadores, foi ponto alto do último dia do encontro formativo encerrado nessa quarta-feira.

Outro destaque da Formação foi o comprometimento, a responsabilidade e a determinação demonstrados por parte da equipe técnica da Semed de Porto Velho, imbuída em alavancar substancialmente os resultados de alfabetização dos estudantes dos anos inicias do Ensino Fundamental.

MAIS EM AGOSTO

A equipe de formadoras será responsável por realizar a formação dos professores da rede em agosto por meio de oficinas pedagógicas com o apoio da consultoria do TCE-RO.

No dia 5 de julho será dado início à segunda etapa da Formação em Alfabetização, contando com 130 supervisores escolares, os quais serão divididos em dois grupos: manhã e tarde.

O Programa de Formação em Alfabetização é destinado, nesse primeiro momento, aos profissionais da rede de ensino municipal de Porto Velho. Posteriormente será estendido a todos os municípios de Rondônia, visando, especialmente, a preparação desses agentes públicos para que sejam um dos pilares para a alavancagem dos resultados de alfabetização na idade certa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo