DestaqueInstitucionalTCE-RO

Avanços do TCE-RO são apresentados durante Reunião de Avaliação Estratégica

A Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) atende a nova política de gestão e desempenho estabelecida pelo Tribunal de Contas

Em uma ação coordenada pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), foi realizada nesta semana no Gabinete da Presidência do Tribunal de Contas, a 1ª Reunião de Avaliação Estratégica (RAE), para apresentação dos avanços das ações estratégicas do TCE-RO. A reunião contou com a participação do conselheiro presidente Paulo Curi Neto e de gestores da Corte de Contas.

Neste ciclo estratégico o foco é a alfabetização na idade certa. E alinhado a isso, inúmeras ações estão sendo executadas, como, principalmente, monitoramento e avaliação de resultados, formação de professores e equipes escolar e pedagógica, contratação e lotação de professores e busca ativa.

Um dos pontos destacados na apresentação dos resultados, pelo secretário de Planejamento, foi a execução física de 66,5% das ações estratégicas programadas, indicando que a instituição caminha de forma coordenada para o cumprimento da meta estratégica.

Além disso, o Diretor do Escritório de Projetos deu destaque aos resultados obtidos por meio da execução das ações estratégicas e também aos benefícios em potencial a serem alcançados, fazendo a correlação das ações aos Indicadores-chave de resultado.

Gestores do TCE-RO e o conselheiro presidente Paulo Curi Neto participaram da reunião, realizada no Gabinete da Presidência

O presidente Paulo Curi Neto afirmou que as unidades envolvidas demonstraram forte alinhamento com o objetivo de contribuir para a melhoria das políticas de alfabetização, a fim de que, “em um futuro próximo, possamos enxergar melhores índices de alfabetização na idade certa nas redes públicas de ensino em Rondônia”.

Além disso, o presidente ressaltou que “apenas tem sido possível direcionar as nossas ações para gerar impacto na sociedade porque as gestões anteriores conseguiram estruturar e fortalecer o Tribunal de Contas”.

O secretário-geral de Controle Externo, Marcus Cezar Santos Filho, disse que executar o planejamento estratégico e gerar os resultados pretendidos apenas tem sido possível porque “estamos trabalhando de forma coordenada com a visão de que todos nós somos um único Tribunal de Contas”.

Nesse sentido, o secretário Executivo da Presidência, Paulo Lacerda, destacou a evolução da cultura organizacional com os ciclos de planejamento e observou que, hoje, “os setores percebem que têm um objetivo para chamar de nosso”.

RESULTADOS

O auditor de Controle Externo, Igor Tadeu, informou que, até mês de agosto, em uma ação coordenada pela Seplan em parceria com a Escola Superior de Contas, 850 profissionais da educação do município de Porto Velho participaram das oficinas de formação inicial com base na nova política de alfabetização focada em resultados. Participaram dessa formação 220 professores do 1º ano; 118 do 2º ano; 350 do 3º ano; 130 supervisores escolares; e 47 técnicos formadores.

Do alvo de 85% das ações estratégicas para este eixo, 53% já foram executadas. Dentre as entregas realizadas neste eixo pela Seplan e ESCon, estão a avaliação da política da alfabetização na idade certa; o eixo concepção de alfabetização e currículo; o eixo diretrizes estratégicas; o eixo avaliação diagnóstica; monitoramento dos planos de retorno às aulas presenciais; a permanência escolar; o eixo formação; o eixo monitoramento e avaliação de resultados; e elaboração de instrumentos de monitoramento e avaliação de resultados.

Foi destacado também que, além das ações estratégicas, outras inúmeras iniciativas importantes voltadas para a educação estão sendo executadas, como o programa de apoio técnico aos municípios para aplicação das avaliações diagnósticas de retorno às aulas presenciais.

A SGCE ainda fez uma apresentação de suas ações, com ênfase à conclusão da auditoria na política de formação de professores em Porto Velho, o monitoramento do retorno às aulas, a busca ativa escolar e as ações realizadas junto ao GAEPE-RO.

PRÓXIMOS PASSOS

Está definido o cronograma das Reuniões de Avaliação Estratégica (RAE). A próxima está prevista para acontecer em outubro no mesmo formato, agregando, ainda, as informações sobre os outros dois eixos estratégicos: desenvolvimento econômico e combate à corrupção.

Também estão programadas as Reuniões de Avaliação Setorial (RAS). A programação é que esse ciclo de reuniões voltadas para análise dos resultados setoriais se inicie em setembro, conforme agenda a ser divulgada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo