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TCE-RO realiza reunião com gestores da Educação do polo de Ariquemes sobre a Avaliação Diagnóstica

Além dos desafios gerais enfrentados pelas redes para a retomada das aulas presenciais, também foi assunto do encontro questões importantes como a avaliação diagnóstica, a agenda para formação das redes e a coleta de dados gerenciais relevantes

Foi realizado nessa quarta-feira (1º/9) o primeiro encontro técnico do Programa de Acompanhamento da Política de Alfabetização na Idade Certa, iniciativa do Tribunal de Contas (TCE-RO), com os gestores da educação das redes abrangidas no polo de Ariquemes, que congrega ainda Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Itapuã D’Oeste, Monte Negro e Rio Crespo.

Além dos gestores terem falado sobre os desafios gerais enfrentados pelas redes para a retomada das aulas presenciais, também foi assunto do encontro questões importantes como a avaliação diagnóstica, a agenda para formação das redes e a coleta de dados gerenciais relevantes.

Segundo a especialista Suely Amaral, esse diálogo com os gestores é parte fundamental para compreender os pontos de melhoria na gestão educacional, fazendo com que os encontros formativos, previstos no programa do TCE-RO, possam ser melhor direcionados para que ocorra a apropriação da teoria e das melhores práticas de gestão.

Ao final, foi encaminhado para os municípios um link contendo o questionário autoavaliativo da política de alfabetização. A educadora Rita Paulon, gerente do programa, informou que esse questionário é um convite para que as redes avaliem dimensões fundamentais de seus processos, como currículo e formação da rede. “Não estamos aqui para comparar as secretarias, mas para ajudá-los a alcançar melhores resultados”, explicou.

A educadora Rita Paulon, gerente do programa, explicou detalhes sobre o questionário disponibilizado às redes municipais de ensino

Os secretários de educação e os coordenadores se comprometeram a responder o questionário até a próxima terça-feira (7/9), antes da próxima reunião para análise dos dados coletados.

Polo Ariquemes

O secretário de Planejamento do TCE-RO, Felipe Mottin, agradeceu aos gestores pelo engajamento das redes de ensino nesse projeto. “Essa reunião marca a parceria do TCE com as redes do polo de Ariquemes, visando trazer melhores resultados para a alfabetização dessa região”.

Fez ainda um convite para que as redes do polo participem do Programa de Avaliação Diagnóstica promovido pelo Tribunal de Contas, etapa fundamental para planejamento dos processos de ensino-aprendizagem, cujo lançamento será realizado na reunião do Gabinete Articulado de Enfrentamento aos Efeitos da Pandemia na Educação Pública de Rondônia (Gaepe-RO), que acontecerá nesta sexta-feira (3/9).

Os representantes municipais destacaram a importância da alfabetização na idade certa e que esse apoio do TCE rondoniense será de fundamental importância para que os resultados de alfabetização na idade certa sejam alcançados.

Encaminhamento

Ao final da reunião a educadora Rita de Cássia solicitou que os municípios encaminhem os seus documentos da política de alfabetização na idade certa à equipe da Seplan para que o universo educacional de cada município possa ser melhor entendido e apoiado.

Próximos Passos

Nesta sexta-feira, às 14 horas, haverá a reunião do Gaepe-RO, na qual que será apresentado o projeto “Avaliação Diagnóstica de Retorno às Aulas – Norteia”. Após essa reunião será disponibilizado o link para as inscrições do Programa de Avaliação Diagnóstica, o qual ficará aberto até o dia 15 de setembro.

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