ProfazTCE-RO

Agroindústria é tema de reunião técnica motivada pelo Profaz

Além do Profaz, participaram da atividade representantes de órgãos públicos e privados em busca de soluções para o setor da agroindústria

Voltada ao estabelecimento de ações visando o fortalecimento das Agroindústrias do Estado de Rondônia, foi realizada nessa quinta-feira (16/9) reunião técnica de iniciativa do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz).

A atividade, que integra as ações do Profaz em sua condição de agente indutor da desburocratização no Estado de Rondônia e do desenvolvimento econômico sustentável, foi realizada na sala de reuniões da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), em Porto Velho.

De acordo com Carlos Cézar A. Silva, da Gerência de Agroindústria da Seagri, o principal objetivo da reunião foi o de compartilhar a situação da agroindústria em Rondônia. “A Secretaria abrange a detenção da Gerência das Agroindústrias do Estado, mas ninguém trabalha sozinho, principalmente quando se envolve legislação, execução, projetos e programa dos pequenos produtores da agricultura familiar”, afirmou.

Na oportunidade, o coordenador executivo do Profaz, auditor do controle externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Marc Uiliam Ereira Reis, ao agradecer à equipe da Seagri pelo chamamento da reunião, apresentou os membros da equipe técnica do programa: Milcelene Bezerra Vieira, coordenadora do Comitê de Desburocratização, e Wagner Garcia de Freitas, coordenador do Comitê de Desenvolvimento Sustentável.

O Profaz, por seu coordenador executivo Marc Uiliam, apresentou durante a reunião os coordenadores dos Comitês de Desburocratização, Milcelene Bezerra, e Desenvolvimento Sustentável, Wagner Freitas

Foram ainda relatadas ações realizadas pelo Profaz, em conjunto com o Sebrae e a Arom, para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) via consorciada, e reforçada a necessidade de estabelecimento de um fórum único de debate sobre a matéria, com a participação dos atores presentes, entre os quais, a Câmara Setorial da Agroindústria. “Nossa intenção é fazer convergência de esforços para que tenhamos resultados ótimos e eficiência na nossa atuação”, finalizou.

CÂMARA SETORIAL

Já os representantes da Seagri, Monalissa Pereira e Natan Costa, informaram que a Câmara Setorial da Agroindústria foi aprovada e está em processo de formalização dos convites aos seus integrantes.

Os Consórcios Cisan e Cimcero, por meio de seus representantes, Willian Pereira e Mariana Paiva, respectivamente, agradeceram o Profaz pela iniciativa da reunião e informaram estar em fase de ajuste dos seus Protocolos de Intenções, de suas estruturas organizacionais e legais, a fim de incluírem o SIM dentre suas atividades.

Os consórcios contam com o apoio de dois consultores contratados pelo Sebrae Rondônia para assessorá-los na elaboração da legislação relativa ao SIM. “A ciência à Seagri, Idaron e demais parceiros presentes, de que os consórcios estão pleiteando a delegação dessa atividade, é um dos pontos principais dessa reunião”, ressaltou Silane Guedes, gerente de Políticas Públicas do Sebrae-RO.

O diretor executivo da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), Charles Gomes, agradeceu ao secretário de Agricultura, Evandro Padovani, ao Profaz e aos demais parceiros por esse “novo tempo” e informou que o presidente da entidade, Célio Lang, já determinou que “se caminhe junto” para a efetivação dos objetivos.

Participaram ainda da reunião, colocando-se à disposição de todos os presentes, João Carlos de Araújo Aranha, representando o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Flávia Ferreira da Costa, pela Emater; e Arildo Júnior, pela Arom.

Ficou estabelecida a data de 30 de setembro para o próximo encontro, quando os participantes debaterão as competências da Câmara Setorial da Agroindústria.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo