DestaqueProfazTCE-RO

Conselheiro do TCE-RO é convidado para ser colaborador internacional em assuntos relacionados à governança e à sustentabilidade

O convite foi feito ao conselheiro Benedito Alves para integrar o corpo de colaboradores internacionais do Grupo Brasil Mata Viva (BMV), no continente europeu, a partir do ano de 2022

O trabalho relacionado à governança e à sustentabilidade realizado pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e coordenador-geral do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais de Rondônia e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz), Benedito Antônio Alves, rendeu a ele convite formal para integrar o quadro de conselheiros internacionais do Grupo Brasil Mata Viva (BMV).

Demonstrando seu pioneirismo e importância, a BMV foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para apresentar soluções climáticas na COP 26, Conferência Mundial sobre Mudança do Clima de 2021, aberta no último dia 31 de outubro e que se encerrará nesta sexta-feira (12/11) na cidade de Glasgow, na Escócia.

O Grupo mantém o Programa Brasil Mata Viva, que visa viabilizar remuneração financeira pelo desenvolvimento de projetos de preservação e conservação ambiental. Sediada em Goiânia-GO e com representações em outras partes do mundo, a iniciativa busca oferecer soluções para a conservação de biodiversidade em floresta.

O Grupo BMV, primeira ESG (sigla em inglês para “boas práticas ambientais, sociais e de governança”) Tech brasileira e pioneira na originação e comercialização, via plataforma, de ativos ambientais, já está fazendo uso das chamadas CPRs (Cédulas de Produto Rural) Verdes, anunciadas em outubro pelos Ministérios da Economia, do Meio Ambiente (MMA), da Agricultura (MAPA) e o Banco Central (Bacen).

O Grupo origina suas Unidades de Crédito de Sustentabilidade (UCSs), lastreadas nas CPRs verdes, em suas reservas junto a produtores rurais parceiros nos núcleos do Amapá, Xingu, Teles Pires, Arinos e Madeira. Ao todo, são cerca de 200 produtores parceiros, totalizando aproximadamente 778 mil hectares nos Estados do Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins. Comercializadas na plataforma Tesouro Verde, cada UCSs vale, hoje, cerca de R$ 175,00.

CONVITE

Em correspondência encaminhada eletronicamente ao TCE-RO na última sexta-feira (5/11), o Grupo BMV enfatiza que o convite para que o conselheiro Benedito Alves integre seu corpo de colaboradores internacionais, no continente europeu, a partir do ano de 2022, se dá em reconhecimento à relevância da atuação ambiental do membro do TCE-RO e coordenador-geral do Profaz.

Destaca, especialmente, a condição de Benedito Alves “como acadêmico estudioso da temática relacionada à governança da sustentabilidade ambiental, com vasta produção acadêmica, publicada no Brasil e no exterior, com mestrado e doutorado na área jurídico-ambiental e pós-doutorado em andamento também na área da sustentabilidade ambiental”.

O BMV ainda ressalta que “merece registro e destaque especial a atuação de Benedito Alves na defesa intransigente do meio ambiente amazônico, na qualidade de relator do processo de auditoria operacional realizada pelo TCE-RO em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), nas unidades de conservação do bioma da Amazônia brasileira, o que lhe valeu o agraciamento na condição de única pessoa física no recebimento do honroso Prêmio Chico Mendes”.

HONRARIA

Honrado pelo reconhecimento, o conselheiro Benedito Alves falou de sua satisfação e honra em ser escolhido como conselheiro internacional do Grupo Brasil Mata Viva, a começar pela atuação da entidade em harmonia com os ODS da Organização das Nações Unidas (ONU), aliando crescimento econômico, inclusão social, preservação do meio ambiente e qualidade de vida.

Disse ainda compartilhar a honraria com todos os amazônidas, especialmente seus pares e funcionários do Tribunal de Contas de Rondônia, os quais participaram da auditoria nas unidades de conservação em solo rondoniense, e com todos aqueles que defendem essa rica e estratégica região brasileira, dedicando suas vidas à preservação ambiental da Amazônia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo