
Na retomada do segundo dia de programação do 2º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil (ENAF-TC), especialistas e profissionais de todo o Brasil se reuniram para conferências sobre estratégias de implementação na auditoria financeira.
Nesta quinta-feira (8/8), coube ao auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Carvalho, abordar a experiência da instituição com a temática, considerada de suma importância para assegurar serviços públicos e investimentos de qualidade à sociedade.
Em sua apresentação, explicou sobre o exercício da auditoria financeira na instituição, que envolve a revisão e avaliação da gestão dos recursos públicos.
Os participantes tiveram a oportunidade de obter um passo a passo para a implementação de práticas eficazes, que conduzem à maturidade financeira, e garantem maior transparência e eficiência na administração dos recursos.
“Para atingir a maturidade, é preciso olhar para o ambiente, pessoas, processo, e resultados da instituição”, destacou o auditor.

TI E IA
Experiências internacionais em Tecnologia da Informação (TI) e Inteligência Artificial (IA) também foram repassadas na programação matinal desta quinta-feira.
Na temática Inteligência Artificial, os participantes conheceram projetos e abordagens tecnológicas inovadoras em auditorias desenvolvidas na Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, e no Banco Mundial.
Os responsáveis por ministrar as palestras foram o diretor do Centro de Pesquisa em Contabilidade e do Laboratório de Auditoria Contínua e Relatórios/Universidade Rutgers, Miklos Vasarhelyi, e o especialista em gestão financeira do Banco Mundial, João Vicente.

O evento terá continuidade nesta quinta (8) e sexta-feira (9), no auditório do TCE-RO, em Porto Velho.