intranet

19 de novembro – O DIA NA HISTÓRIA

19 DE NOVEMBRO – 2ª FEIRA

BOM DIA

Comemora-se

Dia da Bandeira (Brasil) – O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. A nossa bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República.

O Fato do Dia

1969 – Brasil: De pênalti, o atacante Pelé marca seu milésimo gol na vitória do seu time, o Santos, por 2 a 1 contra o Vasco, no Maracanã.

O Dia na História

1493 – Descobrimento: O explorador Cristóvão Colombo desembarca na ilha de Borinquen, hoje San Juan de Porto Rico.
1805 – França: Nasce Ferdinand de Lesseps, construtor do canal de Suez e que também atuou na abertura do Canal do Panamá.
1828 – Música: Data da morte do compositor austríaco Franz Schubert.
1889 – Brasil: Decreto cria oficialmente o Dia Nacional da Bandeira.
1917 – Índia: Nasce Indira Ghandi, que seria primeiro-ministro do país.
1933 – Tecnologia: durante a apresentação da Orquestra Filarmônica de Londres em Berlim, é feita a primeira gravação de um concerto em fita magnética.
1942 – II Guerra Mundial: O Exército soviético inicia o ataque final que duraria três meses para desalojar os alemães em Stalingrado, Rússia.
1951 – Inglaterra: Primeira utilização de um reator atômico para gerar energia.
1967 – Brasil: Dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras o escritor Guimarães Rosa, autor de obras como Grande Sertão: Veredoas, morre enfartado.
1969 – Brasil: De pênalti, o atacante Pelé marca seu milésimo gol na vitória do seu time, o Santos, por 2 a 1 contra o Vasco, no Maracanã.
– Espaço: Charles Conrad e Alan Bean (EUA) astronautas da Apollo 12, tripulam o segundo pouso humano na lua.
1970 – Ciência: chega ao Brasil o cientista Albert Sabin, descobridor da vacina contra a poliomielite.
1977 – Pioneiro: Anuar el-Sadat, presidente egípcio, visita Israel e se torna o primeiro líder árabe a fazer isso.
1985 – Suíça: Em busca do fim da guerra fria, presidente Ronald Reagan (EUA) e o líder soviético Michail Gorbachev se encontram na cidade de Genebra.
1990 – Tratado: Para a redução de armas atômicas, líderes da Otan e do Pacto de Varsóvia assinam o Tratado das Forças da Europa.
1992 – Rússia: Em visita à coréia do Sul, o presidente russo Boris Yeltsin anuncia que seu país vai parar a fabricação de submarinos nucleares.
1996 – Vaticano: O dirigente cubano Fidel Castro é recebido pelo papa João Paulo II.

Botão Voltar ao topo