intranet

9 de janeiro – O DIA NA HISTÓRIA

É o dia 9 do ano. Falta 357 dias para 2008 acabar.
Comemora-se
Dia do Astronauta
Dia do Fico
O Fato do Dia
1881 – Brasil: A lei Saraiva passa a vigorar estabelecendo o voto direto nas eleições legislativas e o fim da eleição em dois graus, além da distinção restritiva entre “votantes ” e “eleitores” existente até então. Estabeleceu o título de eleitor, eleições diretas, voto secreto e o registro preparado pela Justiça.
O dia na História
1571 – França: Morre o fundador da França antártica, o explorador Nicolas Durand de Villegagnon.
1693 – Itália: 50 mil mortos e 60 aldeias arrasadas num terremoto na Sicília.
1768 – Inglaterra: Apresentação do primeiro circo moderno, com acrobatas, palhaços e animais treinados. Em Londres.
1822 – Brasil: O príncipe Dom Pedro Alcântara não aceita ordens das Cortes Portuguesas para retornar a Lisboa e declara: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo(brasileiro) que fico”. Historicamente é o Dia do Fico.
1861 – EUA: O Estado de Mississipi ingressa na Confederação dos Estados do Sul, ampliando a tensão na Guerra civil norte-americana.
1863 – Inglaterra: Circula o primeiro trem subterrâneo do Metrô de Londres.
1872 – Brasil e Paraguai assinam o Tratado de Paz e Amizade Perpétua.
1881 – Brasil: A lei Saraiva passa a vigorar no país. A reforma estabeleceu o voto direto nas eleições legislativas e o fim da eleição em dois graus, além da distinção restritiva entre “votantes ” e “eleitores” existente até então. Estabeleceu o título de eleitor, eleições diretas, voto secreto e o registro preparado pela Justiça.
1923 – O espanhol Juan de La Cierva realiza o primeiro vôo num helicóptero.
– Irritados pelo não pagamento de compensações de guerra pelos alemães, países vencedores da I Guerra Mundial mandam invadir a região do Rühr, na Alemanha.
1939 – África: A Itália incorpora ao seu território a região da Líbia.
1941 – EUA: Realizada, pela Columbia Broadcasting System, a primeira apresentação de uma tela de televisão em cores.
1942 – II Guerra Mundial: Tropas da União Soviética expulsam alemães da zona oriental de Smolensko.
1943 – O Brasil adere à Organização das Nações Unidas e à Carta do Atlântico.
1945 – II Guerra Mundial: O general Arthur Macartur comanda tropas Aliadas no desembarque em Luzon, nas Filipinas.
1951 – EUA: A ONU inaugura sua sede definitiva na cidade de Nova York
1954 – EUA: Apresentado o primeiro cérebro eletrônico, numa calculadora de circuitos integrados.
1959 – Guatemala: Nasce Rigoberta Menchú que pela sua luta a favor dos índios de seu país ganharia o Prêmio Nobel da Paz de 1992.
1960 – Egito: Iniciada a construção da barragem de Assuã.
1961 – Marrocos: Delegações de vários países estabelecem uma e assembléia consultiva africana, para defender os interesses das nações do continente africano.
1962 – Ressarcimento: Pela ajuda recebida após a II Guerra Mundial, o Japão assina um acordo para pagar 290 milhões de dólares aos EUA.
1965 – URSS: Dois mil estudantes atacam a embaixada dos EUA em Moscou, protestando contra a presença militar norte-americana no Vietnã.
1968 – Chega à Lua a sonda espacial “Surveyor 7” (EUA). Um ano e 7 meses depois os EUA faziam descer dois astronautas na Lua.
1970 – O filme O dragão da maldade contra o santo guerreiro, de Gláuber Rocha, é escolhido para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro, contra a vontade do cineasta.
1977 – França: Suspeito de participar do massacre dos atletas israelenses durante as Olimpíadas de 1972 em Munique, o ativista palestino Abou Daoud é preso em Paris.
1979 – Irã: O xá Reza Pahlevi manda libertar 266 pesos condenados à morte
1980 – O governo da Arábia Saudita manda decapitar 63 muçulmanos que invadiram a Grande Mesquita de Meca em Novembro de 1979.
1985 – África do Sul: Empresários brancos sul-africanos elogiam a criação de áreas comerciais livres em 44 zonas exclusivas para brancos, permitindo que negros, mestiços e asiáticos possam se estabelecer e comercializar nessas regiões.
1986 – O presidente Ronald Reagan manda que cidadãos norte-americanos saíam imediatamente da Líbia. 1988 – Cientistas do Instituto Whitehead (EUA), anunciam terem isolado o gen responsável pelo sexo humano e localizado o cromossomo “Y”, presente somente nos homens.
2005 – eleito presidente da Autoridade Palestina o ativista Mahmoud Abbas ou Abu Mazen (França).
2006 – Bolívia: O presidente Evo Morales visita a China e convida os empresários chineses a investir em projetos para a exploração de reservas de gás bolivianos.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo