Pular para o conteúdo
intranet

23 de janeiro – O DIA NA HISTÓRIA

Faltam 343 dias para 2008 acabar

O fato do Dia
1932 – Brasil: O padre francês Francisco Xavier Rey assume a paróquia de Guajará-Mirim. Sua ação pastoral fez com que muitos moradores da região do Guaporé/Mamoré o cognominem de santo.
O Dia na História
1806 – Mais jovem primeiro-ministro da Inglaterra, aos 24 anos, William Pittos morre aos 46 anos de idade.
1907 – EUA: Charles Cutis torna-se o primeiro índio norte-americano a ser eleito senador.
1920 – Holanda: Negada, sob alegação de que não cláusula obrigando a isso no trata de Versalhes, a extradição do ex-imperador alemão Guillermo II.
1931 – Integração: Acordo bi-lateral suspende exigência de passaporte para naturais da Espanha e Portugal no trânsito de um para outro país.
1932 – Brasil: O padre francês Francisco Xavier Rey assume a paróquia de Guajará-Mirim. Sua ação pastoral fez com que muitos moradores da região do Guaporé/Mamoré o cognominem de santo.
1943 – II Guerra Mundial: Países aliados decidem que só aceitarão a rendição dos países do Eixo se for Incondicional. A reunião foi na Conferência da Casablanca.
1950 – Israel: a cidade de Jerusalém é proclamada como a capital do país, por decisão do Knesset, o parlamento israelense.
1973 – Boxe: Numa luta de gigantes, Georges Foreman derrota Joe Frazier e conquista o título de campeão mundial dos pesos pesados.
1968 – Crise: A marinha norte-coreana captura, sob acusação de espionagem, um navio da marinha norte-americana, cujos tripulantes só seriam libertados 11 meses depois.
1973 – EUA: Morre Lyndon B. Johnson, presidente do país entre 1963 (quando assumiu em razão do assassinato do presidente John Kennedy), a 1969.
1974 – Brasil: O governo determina a censura prévia a comerciais de rádio e televisão.
1979 – Brasil: Circula em Brasília o primeiro exemplar de um ônibus movido a álcool anidro e óleo de mamona, fortalecendo o programa federal Pró-Álcool.
1985 – Brasil: O pesidente eleito Tancredo Neves inicia viagem de contados por 15 dias a Portugal, França, Espanha, Estados Unidos, México e Argentina.
1994 – Terrorismo: Trinta e cinco pessoas, que participavam de uma festa do partido Esperança, Paz e Liberdade (EPL) são seqüestradas e assassinadas por membros das FARC, na Colômbia.
1998 – Cuba: Discurso do papa João Paulo II sugere que os jovens não deixem o país.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo