Pular para o conteúdo
intranet

10 de março – O DIA NA HISTÓRIA

É o dia 70 de 2008 e faltam 296 para o ano acabar

Comemora-se Dia do Telefone e Dia do Sogro

O Fato do Dia

1904 – Brasil: O presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves assina o Decreto-Lei 5.161 mandando construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré

O dia na História

1534 – Portugal: O capitão Duarte Coelho Pereira de Albuquerque torna-se o 1º a receber terras no Brasil na condição de donatário da capitania de Pernambuco..
1624 – Inglaterra: Uma armada inglesa é mandada ao litoral brasileiro para combater navios e tropas da Espanha e da Holanda.
1764 – Inglaterra: A aprovação de um imposto a ser pago pelos colonos na América do Norte seria o estopim da guerra da independência norte-americana 11 anos depois.
1862 – EUA: O governo emite a primeira nota de dólar em papel-moeda.
1876 – EUA: Uma frase simples, dada em voz de comando abre, para o mundo a telefonia, quando o inventor Alexander Graham Bell liga para um assistente e determina: “Senhor Watson, venha aqui. Preciso do senhor”.
1910 – China: O imperador expede um decreto extinguindo a escravidão no país.
1945 – II Guerra Mundial: Centenas de bombardeiros norte- americanos atacam a cidade de Tóquio que fica praticamente destruída após seis horas de bombas explodindo.
1946 – Itália: Recomposta a democracia, as mulheres italianas votam pela primeira vez.
1955 – Ciência: Falece o cientista inglês Alexander Fleming, descobridor da penicilina.

1969 – EUA: Acusado do assassinado do pastor Martin Luther Kong, James Earl Ray declara-se culpado, mas tempos depois ele negaria a participação.
1980 – Brasil: Morre Carlos Alberto de Souza, calouro do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (SP), pela violência sofrida num trote acadêmico.

1991 – Rússia: Meio milhão de pessoas fazem imensa manifestação pró-Boris Ieltsin, presidente do país ameaçado por um movimento militar.
1998 – Chile: Depois de 16 anos como ditador do país, o general Augusto Pinochet deixa a presidência e passa a ser um senador vitalício.
2000 – Argentina: Cientistas anunciam ter descoberto na região da Patagônia uma ossada apresentada com sendo do maior dinossauro carnívoro.
2003 – Brasil: As empresas aéreas TAM e Varig começam a compartilhar mais de 100 vôos diários.
2004 – EUA: Lei dura é aplicada a Lee Boyd Malvo, um adolescente que, junto com John Allen Muhammad , matou 10 pessoas em Washington, em 2002. É sentenciado a prisão perpétua.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo