Pular para o conteúdo
intranet

11 de março – O DIA NA HISTÓRIA

É o dia 71 do ano. Faltam 295 dias para 2008 acabar
Comemora-se
Dia do Motociclista
O Fato do Dia
1985 – União Soviética: Mikhail Gorbachev é escolhido presidente da URSS. As suas tentativas de reforma conduziram ao final da Guerra Fria
O Dia na História
1810 – França: O imperador Napoleão Bonaparte casa com a arquiduquesa austríaca Marie Louise.
1818 – Literatura: Publicada a obra Frankenstein, criatura formada com partes de vários corpos e que, rejeitada por seu criador, que parte em busca de amigos. Sua autora foi Mary Shelley.
1845 – EUA: Os Estados Unidos anunciam oficialmente ter anexado a região do atual estado do Texas.
1851 – Itália: Giusepe Fortunino Francisco Verdi, considerado o mais importante compositor de óperas do século XIX, Verdi apresenta a ópera Rigoletto, em Veneza.
1921 – Argentina: Nascimento do concertista Astor Piazzolla
1931 – Decreto do ditador Josef Stalin proíbe a venda de bíblias na União Soviética.
1933 – Terremoto mata 115 pessoas em São Francisco (EUA).
1942 – Brasil: Logo após declarar oficialmente guerra à Alemanha, Itália e Japão, o presidente Getúlio Vargas decreta o confisco de bens de naturais desses países.
1970 – Brasil: Seqüestrado o cônsul-geral do Japão no Brasil, Nobuo Okushi, , quatro dias depois libertado em troca de oito prisioneiros políticos.
1985 – União Soviética: Mikhail Gorbachev é escolhido presidente da URSS. As suas tentativas de reforma conduziram ao final da Guerra Fria
1986 – Milionésimo dia: Desde a fundação do Império Roma, este é o dia 1 milhão
1990 – Lituânia: O Fim da União Soviética permite que a Lituânia se torne independente, primeiro país do bloco soviético a fazê-lo.
1993 – Coréia do Norte: Negando-se em permitir que haja inspeção internacional em razão de denúncias de violação de armas atômicas, a Coréia do Norte retira-se do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
2000 – Ucrânia: Tragédia numa mina ucraniana, quando ela explode e mata 81 mineiros.
2001 – Tragédia cultural: O Afeganistão, governado pelo talibã, comunica à ONU a destruição dos budas gigantes de Bamiyán.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo