intranet

19 de março – O DIA NA HISTÓRIA

É o dia 79 do ano. Faltam 287 dias para 2008 acabar
Comemora-se
Dia do Funcionário Público Municipal
Dia Nacional do Artesão
Dia do Carpinteiro e Marceneiro
Dia do Consertador
O Fato do Dia

1534 – Nascimento de José de Anchieta, missionário católico, fundador de diversas cidades, entre elas a Vila Velha de São Vicente (São Paulo), Niterói (RJ), Guarapari, São Mateus e Rerigtiba (atual Anchieta, no Espírito Santo).
O Dia na História
1227 – Tem início o pontificado do Papa Gregório IX.
1534 – Nascimento de José de Anchieta, missionário católico, fundador de diversas cidades: Vila Velha de São Vicente (São Paulo), Niterói (RJ), Guarapari, São Mateus e Rerigtiba (atual Anchieta, no Espírito Santo).
1702 – Inglaterra: Ana Stuart é coroada rainha após a morte do Rei Guilherme III.
1859 – França: Estréia nos teatros parisienses a ópera Fausto de Charles Gounod.
1859 – O cientista Charles Darwin conclui A Origem das Espécies, o mais importante livro sobre a evolução das espécies animais – nome completo: “Sobre a origem das espécies através da seleção natural ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida”,
1866 – Argentina: O porto e a cidade de Buenos Aires sofrem muitos estragos com a passagem de um forte furacão.
1917 – I Guerra Mundial: Tropas inglesas derrotam alemães e retomam a cidade francesa de Péronne. No mesmo dia os franceses ocupam Noyon.
1932 – Austrália: A Ponte da Baía de Sidney (Sydney Harbor) é inaugurada. Liga o centro financeiro de Sydney (Central Business District) com a costa norte, residencial e comercial. 1944 – II Guerra Mundial: O exército alemão ocupa a Hungria.
1945 – II Guerra Mundial: Adolf Hitler lança o chamado “Decreto Nero”, que ordena a destruição total dos bens que possam ser capturados pelos aliados.
1962 – Argentina: Um movimento militar depõe o presidente Arturo Frondizi.
1970 – Alemanha: 25 anos apões a divisão do país em Ocidental e Oriental, acontece o primeiro encontro dos dois chefes de Estado.
1971 – Brasil: Temporais violentos provocam deslizamentos de terra que matam mais de 150 pessoas.
1976 – Inglaterra: O porta-voz do Palácio de Buckingham anuncia que a Princesa Margaret e o conde de Snowdon estão terminando o casamento, 16 anos depois da união.
1995 – EUA: Michael Jordan volta a jogar basquete pelo seu antigo time, o Chicago Bulls, depois de uma passagem pela liga de baseball.
1996 – Filipinas: A discoteca Ozone, de Manila (Filipinas), incendeia-se, causando 152 mortes.
1999 – Rússia: Atentado terrorista mata 60 pessoas numa explosão no mercado central de Vladikavkaz, na República Russa de Osétia do Norte.
2003 – EUA: Começa a segunda guerra do Iraque.
2004 – Argentina: Declarado inconstitucional por um juiz federal o decreto presidencial que anistiava militares acusados de violações dos direitos humanos no regime militar.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo