intranet

31 de março – O DIA NA HISTÓRIA

É o dia 91 do ano e faltam 275 dias para 2008 acabar

Comemora-se

Dia da Integração Nacional

O Fato do Dia

1964 – Brasil: Forte pressão de setores da classe média, aliada a um movimento militar, provocam a fuga do presidente João Goulart para o Uruguai. Jango tentava aplicar no Brasil as chamadas “reformas de base”. O Congresso Nacional declarou vago o cargo e se iniciou o período de 21 anos de presidentes militares.

O Dia na História

1596 – França: Nasce René Descartes, em La Haye um povoado da Touraine. Torna-se filósofo.
1727 – Inglaterra: Morre Isaac Newton, em Londres. Cientista, físico, matemático, astrônomo, alquimista e filósofo natural. Em 1687 publica Philosophiae Naturalis Principia Mathematica,descrevendo a lei da gravitação universal e as Leis de Newton — três leis dos corpos em movimento geradoras do fundamento da mecânica clássica.
1829 – Vaticano: A Igreja Católica romana tem um novo Papa, com o nome de Pio VIII.
1886 – Chile: A cidade de Valparaíso é bombardeada pela esquadra espanhola, comandada por Méndez Núñez.
1903 – Inglaterra: O casal Curie – Pierre e Marie, explicam à Academia de Ciências de Londres sua teoria sobre as propriedades do rádio.
1931 – Nicarágua: 1.500 mortos e milhares de feridos num terremoto que devasta a capital Manágua.
1933 – Uruguai: O presidente Gabriel Terra, dá um golpe de Estado e dissolve o Parlamento.
1958 – URSS: O primeiro-ministro Nikita Kruschev anuncia que a União Soviética suspendeu os seus testes com armas nucleares.
1947 – Rondônia: A 2ª Cia. Rodoviária Independente encerra suas atividades sem cumprir o projeto de construir uma rodovia de Porto Velho a Vilhena.

1971 – Rondônia: Entra em vigor a Portaria 195 proibindo a garimpagem manual (feita por garimpeiros autônomos) na Província Estanífera do Brasil (Rondônia e partes do Acre, Amazonas e Mato Grosso) (1)

1964 – Brasil: Movimento militar depõe o presidente João Goulart, iniciando 21 anos de presidentes militares. Há prisões em Porto Velho e Guajará-Mirim

1966 –Religião: O principal líder da Igreja anglicana, o arcebispo de Canterbury, encerra sua visita ao papa Paulo VI em Roma, visando aproximar entre as Igrejas Anglicana e Católica.
1979 – Reação: Países árabes anunciam um boicote total ao Egito, porque esse país assinou a paz com Israel.
1989 – O Comitê Central da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), reunido em Tunis, decide aprovar o nome de Yasser Arafat como presidente da Palestina..
1990 – EUA: Morre um dos “pais” da bomba atômica, o cientista Joseph Hirschfelder.
1992 – Rússia: O premier Bóris Yeltsin assina em Moscou o Tratado da Federação, com 18 repúblicas russas

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo