16 de abril – O DIA NA HISTÓRIA
É o dia 107 do ano que acaba em mais 259 dias
O Fato do Dia
1984 – Brasil: Mais de 1 milhão de pessoas participam do maior comício a favor do retorno da eleição direta para presidente da República, num grande comício, na Praça da Spe, em São Paulo. Foi a maior mobilização do movimento Diretas-Já.
O dia na História
1705 – Inglaterra: O cientista Isaac Newton, um dos maiores nomes da Ciência, recebe da rainha Anne o título de Cavaleiro do Império Britânico.
1866 – Argentina, Brasil e Uruguai formam a Tríplice Aliança e declaram guerra contra o Paraguai, campanha que durou até 1870, e que, só no Paraguai, causou 500 mil mortos.
1889 – Inglaterra: Data de nascimento de Charles Chaplin, que eternizaria a figura única de Carlitos, seu personagem no cinema.
1917 – União Soviética: Vladimir Ilyich Lênin, principal teórico da Revolução Russa, chega a Petrogrado, retornando do exílio.
1922 – Quatro anos depois do fim da I Guerra Mundial, a União Soviética restabelece relações diplomáticas com a Alemanha.
1941 – II Guerra Mundial: O exército alemão invade a cidade de Sarajevo.
1943 – O químico Albert Hoffman, criador da droga LSD-25, toma uma dose dela e anuncia seus efeitos alucinógenos.
1945 – II Guerra Mundial: O general russo Zhukov-Koniev lidera a ofensiva final da União Soviética para a tomada de Berlim.
1948 – Fundada em Paris a Organização Européia de Cooperação Econômica, abrindo o caminho para a implantação do mercado Comum Europeu.
1959 – EUA: Considerado o melhor grupo de dança do mundo, o Ballet Bolshoi (URSS) inicia apresentações nos Estados Unidos, no Metropolitan Opera House com a apresentação do espetáculo Romeo e Julieta.
1970 – União Soviética e os Estados Unidos iniciam em Viena a conferência Salt, pela qual os países negociam a limitação de armas estratégicas.
1973 – Brasil: O Governo brasileiro determina censura prévia em todas publicações no país, proibindo também 46 publicações estrangeiras e 14 nacionais.
1982 – Canadá: Acaba a dominação inglesa no país, com a proclamação da nova constituição, pela rainha Elizabeth II, da Inglaterra.
1984 – Brasil: Acontece em São Paulo a grande manifestação, com 1,3 milhão de pessoas, pela volta da eleição direta à Presidência da República.
1985 – África do Sul: Acaba a proibição de casamentos inter-raciais no país.
1986 – Brasil: Aprovado, pelo Congresso Nacional, o Plano Cruzado, nova medida visando conter a inflação.