intranet

5 de Maio – O DIA NA HISTÓRIA

É o dia 126 do ano que acaba em mais 240 dias

Comemora-se

Dia do Marechal Rondon

Dia de Rondon
Dia da Comunidade
Dia Nacional do Expedicionário
Dia do Pintor

O Fato do Dia

1865 – Na cidade de Mimoso, Mato Grosso, nascia Cândido Mariano da Silva, mais tarde absorvendo o sobrenome Rondon, de um parente. Tornar-se-ia o Marechal Rondon, o Grande Bandeirante do Século XX. Em 1957 foi indicado para o prêmio Nobel da Paz, pelo Explorers Club, de Nova York.

O Dia na História

1494 – Em sua segunda viagem à América, o explorador Cristovão Colombo descobre a ilha de Santiago (Jamaica).
1672 – Rússia: Nasce Piotr Alekseievitch, Pedro I “O Grande”, czar da Rússia.
1818 – Nasce Karl Heinrich Marx, economista, filósofo e socialista alemão, em Treves, no sul da Prússia Renana. Em 1847, em parceria com Engels, publica o folheto O Manifesto Comunista, esboço pioneiro da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista.
1821 – Morre Napoleão Bonaparte, imperador da França. Ele estava preso na ilha de Santa Helena.
1859 – Brasil e Venezuela firma tratado de uso de vias navegáveis.
1928 – Brasil: Nasce em São Paulo Antônio Delfim Neto, economista e político brasileiro, foi ministro da Fazenda nos governos Costa e Silva (1967-69) e Médici (1969-74). No governo Geisel, foi embaixador na França.
1936 – Tropas italianas tomam Adis Abeba, capital da Etipópia, país que passa a ser considerado pelo ditador italiano Benito Mussolini, como parte da Itália.
1944 – Índia: O Governo inglês no país, libera MahatmaGandhi, por motivos de saúde, após 21 meses de detenção.
1945 – II Guerra Mundial: O Governo alemão decreta o cessar –fogo na frente Ocidental.

1948 – Mesmo cercado por vizinhos melhor armados e mais numerosos, lideranças de Israel proclamam a independência do país. Todos os países árabes iniciam invasão a Israel, mas são rechaçados.
1949 – Inglaterra: Assinado, por representantes de Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, França, Reino Unido, Irlanda, Itália, Noruega e Suécia o Tratado de Londres, que origina o Conselho da Europa.
1950 – Brasil: É extinto o Arsenal de Marinha do Pará, sendo criada em seu lugar, e herdando todas as peças, a Base Naval de Val-de-Cans, como parte da história da Força da Marinha na Amazônia (Brasil).
1961 – EUA: O astronauta Alan Shepard realiza o primeiro vôo orbital, na cápsula Freedom-7.
1971 – O violoncelista espanhol Pau Casals recebe, da Oranização dos Estados Americanos, o título de Cidadão Honorário das Américas.
1983 – França: Identificado, pelo Instituto Pasteur de Paris, o vírus da Aids.
1990 – Vaticano: O papa João Paulo II inicia sua segunda visita ao México. Um dos efeitos é o restabelecimento das relações diplomáticas, após 130 anos de desentendimentos.
1999 – Panamá: Pela primeira vez uma mulher é presidente do país: Mireya Moscoso.
2000 – Argentina: O presidente argentino, Fernando de la Rúa, enfrenta uma greve geral.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo