Pular para o conteúdo
intranet

OSTEOARTROSE

A Osteoartrose é uma doença que afeta as juntas e pode aparecer sem razão aparente ou ser favorecida por algum fator predisponente. Atinge tanto homens quanto mulheres, em sua maioria com idade igual ou superior a 65 anos. Entretanto, cuidar-se desde cedo e certos hábitos podem ser adotados para ajudar a evitar ou diminuir os efeitos dessa doença.

Tornar parte da rotina a prática de exercícios como a hidroginástica ou a caminhada é benéfico não só para as articulações como também para melhorar a saúde de forma geral.

Praticar exercícios na água tem suas vantagens: além da flutuabilidade proteger as articulações de lesões que possam ser causadas pelo impacto, ela também oferece resistência ao movimento, auxiliando no fortalecimento muscular. Músculos fortes ajudam a absorver o impacto natural causado por atividades do dia-a-dia, sustentam as articulações e protegem de lesões.

Outra ótima opção é a caminhada: quando realizada com freqüência adequada e dentro dos limites e condições do praticante, o que pode trazer inúmeros benefícios a saúde, inclusive às articulações e musculaturas, além de não exigir nenhum tipo de habilidade especial ou gasto adicional.

Seguir algumas regras simples também ajuda a evitar lesões, e a ter um melhor aproveitamento de seu exercício:

Procure usar sempre roupas leves, que facilitem o movimento e a respiração. Utilize também um par de tênis ou sapatilhas confortáveis, que não prejudiquem as articulações do tornozelo ou do calcanhar e ajudem a amortecer o impacto dos passos;

Leve sempre uma garrafa com água para consumir durante o exercício, para evitar a desidratação e repor a perda de líquidos do corpo;
Torne a caminhada como um hábito, procurando aumentar o trajeto e o ritmo conforme se sinta a vontade e com segurança para fazê-lo;

É importante manter uma postura correta enquanto caminha, mantendo sempre as costas retas e o abdômen contraído. Não deixe os cotovelos ultrapassarem o meio do tronco, conforme os movimentos, e mantenha sempre a cabeça alinhada com a coluna, olhando para frente e com o queixo paralelo ao chão.

Fonte: Jovanio Silva

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo