22 de Outubro – O DIA NA HISTÓRIA
É o dia 296 de 2008 que acaba em mais 70 dias
Comemora-se
Dia Mundial das Bibliotecas; Dia do Pára-quedista
O Fato do Dia
1807 – Um acordo entre Portugal e Inglaterra, para Resistência às invasões francesas, garante apoio inglês à Família Real para a fugta ao Brasil. Com isso, tropas inglesas são autorizadas a ocupar a Ilha da Madeira.
O Dia na História
1383 – Com a morte do rei Dom Fernando, nono rei de Portugal, sobe ao trono Dom João, Mestre de Aviz, filho natural do rei Dom Pedro.
1721 – Rússia: O imperador Pedro, O Grande, proclama-se Czar.
1797 – França: André-Jacques Garnerin constrói um pára-quedas e realiza o primeiro salto bem sucedido de um balão a 670 metros de altura.
1807 – Um acordo entre Portugal e Inglaterra, para Resistência às invasões francesas, garante apoio inglês à Família Real para a fugta ao Brasil. Com isso, tropas inglesas são autorizadas a ocupar a Ilha da Madeira.
1844 – Falha o anúncio feito por William Miller, um pregador da Igreja Adventista. Segundo ele, seria a data em que Jesus voltaria à Terra. Como não aconteceu, os seus seguidores viveram o período chamado de O Grande Desapontamento.
1881 – EUA: Primeiro concerto da Orquestra Sinfônica de Boston.
1883 – Música: A peça Fausto faz sua estréia nos EUA, no Metropolitan Opera House, de Nova Iorque.
1887 – EUA: Nasce o escritor e líder comunista John Reed.
1909 – Aviação: A francesa Élise Deroche torna-se a primeira mulher a fazer um vôo sozinha.
1912 – Brasil: Início da campanha do Contestado, um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro, na divisa dos Estados de Paraná e Santa Catarina.
1929 – Futebol: Nasce Lev Yashin, goleiro russo chamado de “Aranha Negra”, um dos maiores goleiros do mundo.
1938 – EUA: Realizada a primeira cópia xerográfica, inicialmente um processo de impressão que não empolgou o mercado.
1954 – A Alemanha Ocidental integra-se à Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan.
1954 – Literatura: Morre, aos 64 anos, o escritor brasileiro Oswald de Andrade.
1962 – Guerra: a exigência dos EUA de que a URSS desmonte suas bases de lançamento de mísseis e a retirada dos projéteis instalados em Cuba, inicia o bloqueio econômico dos eUA a Cuba.
1966 – Brasil: A música “Saveiros”, de Dory Caymmi e Nelson Motta, é a vencedora do I Festival Internacional da Canção.
1967 – EUA: Cresce, nos Estados Unidos e outros países, protestos contra a guerra do Vietnã.
1969 – Brasil: Fechado há 10 meses pelo AI-5, é reaberto o Congresso Nacional.
1973 – Música: Morre o violoncelista Pablo Casals. O músico revolucionou o manuseio de um instrumento que até então servia apenas ao acompanhamento, desenvolvendo uma nova técnica de arco e dedilhado, que transformou o violoncelo em um instrumento solo.
1975 – Espaço: É enviada à Terra através de uma nave espacial russa a foto do solo do planeta Vênus.
1977 – Direitos Humanos: Cria-se, na Argentina, a organização Avós da Praça de Maio, que reclama o reencontro com milhares de crianças desaparecidas durante a ditadura.
1983 – Brasil: O mafioso italiano Tommaso Buscetta é preso em São Paulo pela Polícia Federal.
1998 – Argentina:O presidente Carlos Menem desculpa-se pela Guerra das Malvinas, travada contra o Reino Unido pela posse das ilhas no sul do Atlântico, em 1982.
1999 – Timor Leste: O líder Xanana Gusmão regressa a Díli, sete anos depois de ter sido feito prisioneiro pela Indonésia.
2002- Portugal: Primeira cirurgia para tratamento da doença de Parkinson, em Portugal, no hospital de S. João, no Porto.
2002 – EUA: Morre Richard Helms, antigo director da CIA, demitido pelo presidente dos EUA Richard Nixon por se ter recusado a impedir o inquérito no âmbito do escândalo Watergate.
2003 – Portugal: A braquioterapia, novo tratamento do câncer da próstata, começa a ser aplicado no Hospital do Desterro, em Lisboa.
2004 – O parlamento russo retifica o Protocolo de Kyoto.
2006 – Felipe Massa ganha o Grande Prêmio do Brasil na Formula 1, 13 anos depois de uma v itória brasileira. O último havia sido Ayrton Senna. Nesta mesma corrida, Fernando Alonso torna-se Bi-Campeão Mundial de pilotos em Fórmula 1, e Michael Schumacher encerra sua carreira.