19 de Novembro – O DIA NA HISTÓRIA
É o dia 324 de 2008 que acaba em mais 42 dias
O Fato do Dia
1889 – Brasil: O Governo provisório brasileiro baixa os primeiros decretos, regulamenta a bandeira, o brasão de armas, o hino e os selos nacionais, com a proclamação da República. O Dia da Bandeira foi criado através do decreto lei número 4.
O Dia na História
1493 – Cristóvão Colombo desembarca na ilha de Borinquen, a qual chamou de San Juan Batista, hoje San Juan de Porto Rico.
1499 -O navegador espanhol Vicente Yanéz Pinzón, parte da Espanha, e algum tempo depois chega às terras brasileiras ainda antes de Pedro Álvares Cabral, o descobridor oficial.
1805 – Nasce Ferdinand de Lesseps, diplomata francês que projetou e dirigiu a construção do canal de Suez e tratou da abertura do Canal do Panamá.
1807 – Acontece a primeira invasão napoleônica a Portugal.
1807 – Ciência: O pesquisador Humphry Davy descreve à Sociedade Real Britânica as propriedades do elemento que acaba de descobrir: o Potássio
1825 – Rússia: O czar Alexandre I é assassinado.
1828 – Música: Morre Franz Schubert, um dos maiores compositores do mundo.
1882 – Argentina: Dardo Rocha, governador da província de Buenos Aires, funda a cidade de La Plata.
1889 – Brasil: O Governo provisório brasileiro baixa os primeiros decretos, regulamenta a bandeira, o brasão de armas, o hino e os selos nacionais, com a proclamação da República. O Dia da Bandeira foi criado através do decreto lei número 4.
1915 – Rondônia: Insuflados pela administração norte-americana da Madeira-Mamoré, comerciantes estabelecidos no lado brasileiro de Porto Velho se insurgem contra cobrança de impostos e provocam enormes arruaças (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
1917 – Índia: Nasce Indira Ghandi, que seria primeira-ministra do país.
1933 – Alemanha: A Orquestra Filarmônica de Londres faz faz, em Berlim, a primeira gravação de um concerto em fita magnética.
1942 – II Guerra Mundial: O Exército soviético inicia o ataque decisivo contra os alemães cercados em Stalingrado, na Rússia.
1951 – A Grã-Bretanha utiliza, pela primeira vez, um reator atômico para gerar energia.
1967 – O escritor Guimarães Rosa, autor de Grande Sertão: Veredas, morre aos 59 anos, de enfarte, quatro dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras.
1969 – Pelé marca seu milésimo gol em uma vitória do Santos por 2 a 1 contra o Vasco, no Maracanã.
1969 – Os astronautas da Apollo 12, Charles Conrad e Alan Bean, realizam o segundo pouso de seres humanos na lua, no local chamado “Oceano das Tormentas”. Foi a segunda aterrissagem tripulada na Lua.
1970 – Brasil: Para intensificar o intercâmbio científico com o Brasil, chega ao país o cientista Albert Sabin, descobridor da vacina contra a poliomielite.
1970 – Pobreza: O Vaticano garante o apoio ao plano da ONU para diminuir a enorme diferença econômica entre os países ricos e pobres.
1976 – Argélia: Nova Constituição aumenta os poderes do presidente eleito.
1977 – O presidente Anwar Sadat, do Egito, visita Israel, iniciando uma fase de desanuviamento nas relações árabe-israelenses.
1984 – México: A explosão de um reservatório de gás natural, na capital mexicana, mata mais de 90 mortos e fere 400 pessoas.
1985 – Guerra Fria: O presidente dos EUA Ronald Reagan se encontra com o líder soviético Michail Gorbachev em Genebra, Suíça.
1990 – Europa: Líderes da Otan (pró-Ocidente) e do Pacto de Varsóvia (pró-soviético) assinam o Tratado das Forças da Europa, sobre armamentos atômicos. O ato é um marco do fim da Guerra Fria.
1992 – Paz: Em Seul (coréia do Sul), o presidente russo Boris Yeltsin anuncia que seu país vai deixar de fabricar submarinos nucleares.
1992 – Inglaterra: Um tribunal londrino autoriza a eutanásia a um jovem de 21 anos de idade, em coma desde 1989.
1993 – Acordo: Os presidentes Bill Clinton (EUA, e Jiang Zemin (China), reúnem-se em Seattle, no primeiro encontro entre Chefes de Estado dos dois países desde o massacre de Tiananmen, em 1989.
1993 – Índia: 22 mortos na explosão de um carro-bomba em frente aos estúdios cinematográficos Rama Naidu.
1996 – Vaticano: O papa João Paulo II recebe o ditador cubano Fidel Castro.
2000 – Japão: Em visita ao país, o presidente do Peru, Alberto Fujimori, surpreende e anuncia a renúncia ao cargo.