intranet

26 de Novembro – O DIA NA HISTÓRIA

É o dia 331 de 2008 que acaba em mais 35 dias
Comemora-se
Dia do Ministério Público
O Fato do Dia
1975 – Rondônia: O governador Humberto da Silva Guedes instala a Polícia Militar do Território Federal, substituindo a Guarda Territorial, já dentro do planejamento de criação do estado.
1977 – Rondônia: O ministro Maurício Rangel Reis instala o município de Cacoal, dando posse ao morador Catarino Cardoso dos Santos como prefeito. Agora Rondônia tem sete municípios.
O Dia na História
1504 – Morre Isabel I, rainha da Espanha, patronesse de Cristóvão colombo e chamada “Rainha Católica”.
1764 – Religiosos da Companhia de Jesus (Jesuítas) são proibidos de trabalhar na França.
1801 – Ciência: O pesquisador Charles Hatchett anuncia a descoberta de um novo elemento químico, batizado Colombium.
1807 – Portugal: Pressionada pelo temor de cair em mãos dos franceses, a corte portuguesa decide transferir-se para o Brasil.
1812 – Derrota: O exército francês, comandado por Napoleão Bonaparte, é destroçado na travessia do rio Berezina, ao se retirar da Rússia.
1845 – Brasil: A cidade de Curitiba é elevada a capital da província do Paraná.
1910 – Brasil: Os marinheiros rebelados entregam a esquadra. É o fim da Revolta da Chibata.
1922 – Egito: O explorador Howard Carter torna-se a primeira pessoa a entrar na tumba do faraó Tutankhamon em 3.000 anos.
1930 – Brasil: O presidente Getúlio Vargas nomeia Lindolfo Collor para ser o primeiro a ocupar o Ministério do Trabalho.
1934 – Brasil: Começa a funcionar no Rio Grande do Sul, a Destilaria Rio-Grandense de Petróleo, a primeira refinaria brasileira de petróleo.
1940 – II Guera Mundial: Meio milhão de judeus residentes em Varsóvia são obrigados a viver em “Ghetos”, rodeados de muros.
1941 – II Guera Mundial: A frota da marinha Imperial japonesa, incluindo seis porta-aviões comandados pelo vice-almirante Chuichi Nagumo, deixa a baía de Hitokappu, nas Ilhas Kuril e atacam a base norte-americana de Pearl Harbor, o que leva os estados Unidos a declarar guerra à Alemanha, Itália e Japão.
1941 – II Guera Mundial: Os Estados Unidos exigem que o Japão deixe o território chinês.
1942 – Cinema: Estréia no Hollywood Theather de Nova York, um dos maiores clássicos do cinema, o filme Casablanca.
1948 – Irlanda: Em Dublin, o Parlamento proclama a independência do país.
1950 – Tropas chinesas começam a combater, ao lado da Coréia do Norte, na Guerra da Coréia, lançando uma ofensiva contra soldados dos Estados Unidos, Coréia do Sul e Nações Unidas.
1963 – Coréia do Sul: Eleições legislativas após 28 meses de governo militar.
1964 – Brasil: Em ato assinado pelo presidente Humberto castelo branco, o governador de Goiás, Mauro Borges, é destituído do cargo.
1979 – Esporte: Depois de 21 anos fora da disputa, o Comitê Olímpico Internacional readmite a China na entidade
1993 – Bélgica: Começa a primeira greve geral em quase meio século, com paralisações na indústria e nos transportes, o que leva o governo a negociar com os sindicatos.
1993 – Brasil: Morre, aos 78 anos de idade, o ator Grande Otelo, um dos maiores talentos artísticos do Brasil.
1997 – Brasil: O Congresso nacional aprova a reforma administrativa, que abre a possibilidade da demissão de servidores públicos estáveis para reduzir gastos.
2001 – Rússia: O líder Mikhail Gorbachev funda o Partido Social-Democrata Russo.
2003 – O jato Concorde deixa de fazer vôos comerciais.
2005 – Brasil: O time gaúcho do Grêmio ganha a série B do campeonato brasileiro num jogo histórico, contra Naútico, conhecido como a “batalha dos Aflitos”.
2007 – Brasil: O estádio da Fonte Nova, em Salvador, é fechado devido ao desabamento na arquibancada, causando várias vítimas.

Botão Voltar ao topo