4 de Dezembro – O DIA NA HISTÓRIA
ATENÇÃO: Eleitor que não votou tem até hoje, 4 de dezembro, para apresentar justificativa no Cartório Eleitoral de sua Zona.
É o dia 329 de 2008 que acaba em mais 27 dias
Comemora-se
Dia do Pedicuro; Dia do Publicitário; Dia do Orientador Educacional; Dia do Perito Criminal; Dia Mundial da Propaganda (em homenagem à fundação, em 4 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, da “Asociación de Jefes de la Propaganda”).
O Fato do Dia
O Dia na História
1154 – Religião: eleição de Nicolas Breakspear, que adotou o nome de Papa Adriano IV. É o único papa inglês na história
1586 – Inglaterra: A rainha Isabel I confirma a sentença de morte de Maria Stuart. Isabel era protestante e Stuart, católica. A condenação foi em plena disputa religiosa na Grã Bretanha.
1642 – França: Morre o cardeal Richelieu, primeiro-ministro da França. Armand Jean Du Plessis, Cardeal de Richelieu, duque e político francês (Paris, 9 de setembro de 1585 – Paris, 4 de dezembro de 1642) e primeiro-ministro de Luís XIII de 1628 a 1642; foi arquiteto do absolutismo na França e da liderança francesa na Europa.
1679 – Inglaterra: Morre o filósofo Thomas Hobbes.
1791 – Imprensa: Primeira edição do jornal Britains Observer, o primeiro jornal de domingo do mundo.
1810 – Brasil: Decreto de Dom João cria, no Rio de Janeiro, a Academia Real Militar, atualmente chamada de Academia Militar das Agulhas Negras.
1816 – EUA: James Monroe torna-se o primeiro senador norte-americano a ser eleito presidente dos Estados Unidos.
1829 – Índia: Autoridades britânicas proíbem a prática do suttee (auto-incineração da viúva) na pira funerária do marido.
1845 – Paraguai: O presidente Carlos Antônio Lopez e o governador da província de Corrientes declaram guerra ao ditador Juan Manuel de Rosas, da Argentina.
1888 – Fotografia: O inventor norte-americano George Eastman registra seu novo produto, a câmera Kodak.
1915 – Racismo: Nos Estados Unidos, o Estado da Geórgia reconhece oficialmente a organização violentamente racista Ku Klux Klan.
1934 – União Soviética: 66 pessoas são fuziladas, por ordem do ditador Josej Stalin, sob acusação de envolvimento no assassinato de Sergei Kirov, homem de confiança de Joseph Stalin. Começa ali o grande expurgo promovido por Stalin e que pode ter matado 2 milhões de russos.
1942 – II Guerra Mundial: Primeiro ataque de tropas dos Estados Unidos à Itália.
1953 – Cinema: Estréia mundial do filme Viva Zapata, de Elia Kazan. Narra a luta de um grupo de agricultores mexicanos que, em 1909, tiveram suas terras tomadas por grandes fazendeiros.
1963 – Religião: Promulgação pelo Papa Paulo VI do Sacrosanctum Concilium, constituição sobre a Sagrada Liturgia, foi o primeiro documento aprovado pelo Concílio Vaticano II..
1965 – EUA: Lançada a nave Gemini 7, com dois astronautas a bordo.
1973 – Espaço: A nave espacial norte-americana Pioneer 10, torna-se a primeira a atingir Júpiter.
1978 – Rondônia: Em Vilhena é instalada a Igreja Batista para Cristo (Pedro Brasil, Vilhena Conta a sua História)
1984 – Morre o cientista John Rock, norte-americano, descobridor da pílula anticoncepcional feminina.
1985 – Brasil: Morre o cantor e compositor Teixeirinha, considerado o “pai” da música regionalista gaúcha.
1987 – Haiti: A Igreja Católica no Haiti amplia o distanciamento com o governo do país, ao anunciar que não vai cumprir um pedido feito pelo governo para designar um novo membro ao Conselho Eleitoral Provisional.
1991 – Líbano: Depois de set anos seqüestrado, o jornalista norte-americano Terry Anderson é libertado pelos seus seqüestradores muçulmanos.
1995 – Tropas da Otan chegam a Sarajevo para garantir um acordo de paz e acabar com quatro anos de guerra na antiga Iugoslávia.
1996 – Espaço: Os Estados Unidos lançam uma sonda al planeta Marte, com um veículo para colher informações na superfície do planeta.
1998 – Perigo: Anunciado que o buraco na camada de ozônio, sobre a Antártica, bate recorde, chegando a 13 milhões de quilômetros quadrados.