Sem categoria

TCE conclui auditoria operacional piloto

O relatório final da auditoria operacional piloto que é desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), na área de educação do município de Porto Velho, está concluído e enviado ao relator, conselheiro Edílson de Sousa Silva. De acordo com o coordenador da equipe de técnicos, Omar Pires Dias, o coordenador do trabalho do TCU também receberá o documento finalizado.

Omar Dias explicou que esse trabalho trouxe vários benefícios para a área de auditoria. Entre eles, a melhoria do método de coleta de informações, que a partir de agora, são utilizados critérios mais técnicos e de cunho científico. Essa auditoria piloto é um projeto do Programa de Modernização do Controle Externo (Promoex), e é desenvolvido em todo o País. Trabalharam ainda nesta auditoria, os técnicos de Controle Externo, Fátima Razak, Aluísio Sol Sol e Flavio Sgarbi.

Todos os trabalhos foram coordenados por técnicos do TCU e o monitor que auxilia o TCE é Paulo Gonçalves. Auditoria operacional iniciou em junho e já foi apresentado aos técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o espelho do relatório final, pois o trabalho foi desenvolvido com o jurisdicionado. De acordo com Omar, a partir deste relatório, a secretaria vai traçar um cronograma para implementar as medidas de melhoria relacionada ao programa de cursos de formação de professores, que foi o alvo da auditoria, levando em consideração os recursos materiais e humanos.

O trabalho consolidado de todos os Tribunais será apresentado ao Ministério da Educação, como forma de contribuição dos TCs para melhoria da qualidade do ensino no Brasil.

Segundo o coordenador do grupo do TCE esta auditoria na educação foi tão bem aceita, que o Promoex já cogita estender esse trabalho para a saúde, já para o próximo ano. Neste caso, a equipe atual vai repassar os conhecimentos adquiridos neste trabalho piloto, para fazer o acompanhamento e supervisão dos trabalhos na saúde.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo