intranet

6 DE FEVEREIRO – O DIA NA HISTÓRIA

É o dia 37 de 2009 que você curte por mais 328 dias

COMEMORA-SE

Dia Internacional para a Erradicação da Mutilação Genital

O FATO DO DIA

1988 – Os presidentes argentino e brasileiro, Raúl Alfonsín e José Sarney, respectivamente, se reúnem em Colônia no Uruguai, com o presidente Sanguinetti, para convidar o país a integrar o projeto de mercado comum entre Brasil e Argentina, o Mercosul.

O DIA NA HISTÓRIA

1577 – França: O príncipe Henrique de Navarra é reconhecido como chefe da facção huguenote.

1626 – França: Assinatura da Paz de La Rochelle, entre os huguenotes e a coroa francesa.

1715 – Assinatura do Tratado de Utreque, que põe fim a guerra de sucessão em Espanha, que termina a disputa entre Espanha e Portugal.

1741 – Morre o papa Clemente XII, que concedeu diversos privilégios ao patriarcado de Lisboa (Portugal).

1778 – França: Assinado em Paris o tratado entre a França e os patriotas dos futuros Estados Unidos, que favoreceu a independência americana.
1869 – Sob pressão da Turquia, a Grécia abandona a Ilha de Creta.

1899 – Por 20 milhões de dólares, a Espanha cede aos Estados Unidos adquirem direitos sobre Cuba, Porto Rico, Guam e as Filipinas.
1900 – Aprovada, pelo Senado dos Estados Unidos ratifica a decisão da Conferência de Paz de Haya sobre a criação de um Tribunal Penal Internacional.
1922 – Assinado em Washington o Tratado das Nove Potências, destinado a que se respeite a independência e a integridade territorial e administrativa da China.
1940 – II Guerra Mundial: o conselho de guerra franco-britânico acerta o fim do embargo à Narvik, o apoio à Finlândia e a ocupação da mina de ferro de Gallivare (Suécia).
1941 – II Guerra Mundial: O general Erwin Rommel é nomeado chefe das Afrika Korps, tropas especiais alemãs destinadas a operar no norte da África.
1945 – Começa em Londres a Conferência Sindical Mundial.
1952 – Morre o Rei Jorge VI da Inglaterra, aos 57 anos. Sua sucessora no trono é a filha mais velha, Isabel (Elizabeth Alexandra Mary de Windsor), Rainha Elizabeth II..
1956 – Protestos nos Estados Unidos pelo ingresso da primeira estudante negra na Universidade do Alabama.
1960 – O Governo da Espanha garante direitos de concessão a seis companhias norte-americanas para explorar eventuais descobrimentos petrolíferos no Saara espanhol.
1962 – Argélia: Tropas do exército francês enfrentam um grupo denominado Organização do Exército Secreto (OAS), também francês, que se opunha a descolonização da Argélia.

1964 – A Grã-bretanha e a França assinam acordo para construir um túnel ferroviário de ligação entre os dois países, sob o canal da Mancha.
1965 – O primeiro ministro soviético, Alexei Kosygin, é recebido no Vietnã do Norte pelo presidente Ho Chi-Minh.
1973 – O Governo argentino proíbe ao ex-presidente Perón retornar ao país.
1977 – Plebiscito no Paraguai, que ratifica como presidente vitalício o general Stroessner.
1981 – A organização terrorista basca ETA executa o engenheiro chefe da Central Nuclear de Lemoniz, José Maria Ryan.
1983 – Preso na Bolívia, o ex-oficial nazista Klaus Barbie é interrogado em Lyon, França, depois de acusado de crimes contra a humanidade.
1987 – Ao cabo de 28 dias de viagem (partira de Sagres, Portugal, a 9 de Janeiro), chega a Macau o monomotor Sagres, pilotado por Jorge Cruz, pelo major Prata Mendes e pelo engenheiro aeronáutico Arnaldo Leal, que reeditaram o feito da primeira ligação aérea Lisboa-Macau, levada a cabo em 1924 por Sarmento de Beires e Brito Pais e Gouveia.

1988 – Os presidentes argentino e brasileiro, Raúl Alfonsín e José Sarney, respectivamente, se reúnem em Colônia no Uruguai, com o presidente Sanguinetti, para convidar o país a integrar o projeto de mercado comum entre Brasil e Argentina.
1989 – 30 mil soldados soviéticos abandonam o Afeganistão, enquanto a capital, Cabul, mergulha no caos.
1995 – O ônibus espacial Discovery encontra-se, no espaço, com a estação espacial russa Mir.

1999 – Inaugurada em Rambouillet, na França, a conferência de paz sobre Kosovo.
2000 – A social-democrata Tarja Halonen vence as eleições presidenciais finlandesas e se torna a primeira mulher que ocupa o cargo em 82 anos de independência da República da Finlândia.
2001 – O líder ultranacionalista do partido Likud, Ariel Sharon, vence as eleições em Israel.

2005 – – O “G-7” (grupos dos países mais industrializados) anuncia, pela primeira vez, em Londres (Inglaterra) a disposição de reduzir em até 100 por cento a dívida contraída pelas Nações Pobres com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), depois de examinadas as suas situações “caso a caso”.

Botão Voltar ao topo