Sem categoria

Tema sobre Educação teve boa aceitação no Encontro do TCE

A análise da relação entre os investimentos públicos na educação e o resultado final que pode ser visto a partir da aferição do rendimento escolar nos municípios, foi o trabalho que o auditor Hugo Costa Pessoa apresentou aos participantes do VI Em contro Municipal de Atualização Administrativa que o Tribunal de Contas do Estado está realizando desde o dia 2, em Ji-Paraná, Vilhena, Cacoal e Ariquemes e que terá sua última etapa dias 16 e 17 em Porto Velho.

O tema “Investimentos Educacionais e Rendimento Escolar”, faz parte da dissertação de Mestrado que o auditor apresentou , sob o título “O Desempenho dos alunos do ensino fundamental dos municípios de Rondônia: uma abordagem a partir dos sistemas de avaliações interna e externa”.

Na apresentação de seu trabalho (na íntegra no link publicações no site www.tce.ro.gov.br), Hugo Pessoa afirma: “Nas últimas décadas, as autoridades educacionais têm expendido esforços no sentido de combater um dos maiores problemas que aflige a educação básica no Brasil: a repetência escolar, cuja taxa encontra-se estacionada acima de 20% desde 1998”. Ele busca explicar em que medida o volume de recursos financeiros aplicados no Ensino Fundamental influencia o rendimento escolar.

“Para o administrador público é importante ter ferramentas disponíveis, capazes de lhes mostrar o alcance dos investimentos feitos, e essa proposta é muito útil”, disse o vereador Luiz Carlos Katatau, presidente da Câmara de Cacoal.

O secretário municipal de Educação de Vilhena, José Arrigo também entende que o assunto deve ser levado em consideração pelo administrador público. “Temos metas políticas no setor e queremos alcança-las, e esse trabalho nos oferece informações importantes”.

Para os jornalistas que cobriram o VI Encontro nos quatro pólos interioranos, o tema também gerou pautas, com entrevistas de diversos veículos de comunicação ao autor do trabalho.

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar