18 de março – O DIA NA HISTÓRIA
É o dia 77 de 2008. Faltam 288 dias para o ano acabar.
O Fato do Dia
1956 – No XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, o Secretário Geral Nikita Khrushchev lê o famoso “Relatório dos Crimes de Stalin”, dando início ao processo de relativa liberalização do regime socialista soviético.
O Dia na História
1766 – Revogada: Pelo parlamento britânico a Lei do Selo, imposto cobrado sobre exportações dos colonos norte-americanos e cuja renda se revertia em manter o exército inglês na América, então colônia da Inglaterra.
1883 – Brasil: Dom Pedro II inaugura a ligação telegráfica com a Argentina.
1913 – Grécia: Um atentado causa a morte do rei Jorge I da Grécia.
1915 – O filme Carlitos no Parque, de Charles Chaplin, narrando um triângulo amoroso, é lançado.
1921 – Rússia: O governo comunista manda o Exército Vermelho sufocar a rebelião dos marinheiros de Kronstadt, que tinham tido grande participação na revolução russa em 1917.
1922 – O líder pacifista Mahatma Gandhi é condenado a seis anos de prisão na Índia.
1937 – EUA: Mais de 400 pessoas morrem na explosão de um tubo de gás numa escola.
1939 – Lideranças da França, Grã-Bretanha, Polónia, União Soviética, Roménia e Turquia não aceitam a proposta de Maxim Litvinov, ministro soviético do Exterior, de um acordo para prevenir uma agressão futura por parte da Alemanha.
1949 – Criada a Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan).
1956 – União Soviética: O mundo toma conhecimento, surpreso, das críticas, durante o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, quando o Secretário Geral Nikita Khrushchev lê o famoso “Relatório dos Crimes de Stalin”, iniciando o processo de relativa liberalização do regime na URSS.
1961 – Rondônia: Alberto Alvarenga Mafra assume o governo do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
1965 – Espaço: O astronauta russo Aleksei Leonov sai da cápsula que o conduz e realiza o primeiro passeio espacial fora do veículo que o transporta.
1988 – As divergências entre Stali e o general Tito, são dadas como superadas pelos governos da URSS e da Iugoslávia, separados desde 1948.
1991 – Alemanha Oriental: Manifestações populares são realizadas no lado oriental da Alemanha, contra o sistema econômico vigentes.
1992 – Argentina: Mais de 20 mortos e 250 feridos é o saldo de um atentado contra embaixada de Israel em Buenos Aires.
2000 – Uganda: Quase 1 mil seguidores da seita Restauração dos Dez Mandamentos de Deus são queimados por seus líderes religiosos.