Sem categoria

Regional do TCE em Vilhena será inaugurada em abril

Pelo andamento das obras, a Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em Vilhena, será inaugurada em abril. A previsão foi feita pelo presidente desta Corte de Contas, conselheiro José Gomes de Melo, após visita feita à construção do prédio, naquele município do Sul do Estado, na última sexta-feira (19).

Na fiscalização das obras, o conselheiro presidente esteve acompanhado de outros dois conselheiros: o vice-presidente Valdivino Crispim de Souza e o ouvidor Francisco Carvalho da Silva. A comitiva contou ainda com a presença do secretário-geral de Administração, Luiz Francisco Gonçalves Rodrigues, e da técnica de Controle Externo, Valdelice Nogueira.

Na oportunidade, os conselheiros e os servidores tiveram a informação, por parte da empresa responsável pelos trabalhos, de que a obra deve ficar pronta em abril, já que o prédio está recebendo os acabamentos finais. “Ficará faltando apenas a instalação dos equipamentos, para podermos inaugurar a Regional, o que devemos fazer em abril”, disse o presidente José Gomes.

Antes de se dirigir à Regional do TCE, a comitiva fez uma visita de cortesia à Prefeitura de Vilhena, onde foi recebida pelo prefeito Zé Rover e sua assessoria, além de vereadores. Novamente o gestor e os conselheiros trocaram informações sobre a Regional, destacando sua importância para os jurisdicionados do Sul do Estado.

“A inauguração da Regional do Tribunal só irá melhorar a qualidade de atendimento que já temos dos conselheiros e dos técnicos, reduzindo também custos operacionais e tempo de atendimento, além de permitir aos servidores para cá destacados uma visão mais local das questões que tenhamos necessidade da consultoria”, disse o prefeito Zé Rover.

Concordando com as palavras do chefe do Executivo de Vilhena, o presidente José Gomes disse que a instalação física do TCE nos municípios é uma conquista da sociedade rondoniense. “Trata-se de mais um avanço no programa de interiorização do Tribunal de Contas. Queremos descentralizar e deixar o órgão mais perto dos municípios, permitindo, com a construção dessas regionais, uma assistência melhor aos gestores públicos e, consequentemente, à população da região”, destacou.

Já o conselheiro Valdivino Crispim afirmou que o acesso dos ordenadores de despesas, técnicos de prefeituras e câmaras municipais e da própria população será facilitado com a instalação das Secretarias Regionais de Controle Externo do TCE nos municípios de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e São Miguel do Guaporé.

O conselheiro Francisco Carvalho da Silva, por sua vez, também destacou o papel pedagógico exercido por esta Corte de Contas: “O Tribunal de Contas tem de fiscalizar, sim. Mas, acima de tudo, tem o papel de orientar, prevenir, para diminuir as falhas e aumentar os acertos na administração pública.”

CACOAL E ARIQUEMES

As visitas e contatos estabelecidos pela comitiva do TCE no interior do Estado começaram na quinta-feira (18), em Ariquemes. O prefeito Confúcio Moura aproveitou a ocasião para mostrar aos conselheiros e aos servidores um terreno, onde pode vir a ser construída a sede da Regional naquele município.

Na sexta-feira, o presidente José Gomes e representantes do TCE se dirigiram para Cacoal, onde foram recebidos pela prefeita em exercício Raquel Carvalho. Eles ainda visitaram as obras da Regional de Cacoal, além do Hospital Regional – este, aliás, tem acompanhamento do TCE-RO por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), em decorrência da compensação ambiental advinda da Licença de Instalação da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.

Clique na imagem acima para visualizar a galeria de fotos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar