intranet

Planejamento estratégico e TI foram temas de reunião na SGP

O Comitê de Planejamento do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), formado pelos secretários-gerais, pela Chefia de Gabinete da Presidência e por representantes da Comissão de Acompanhamento da Despesa (CAAD), da Corregedoria, da Ouvidoria e da Procuradoria Geral, reuniu-se na última sexta-feira, 26, para deliberar sobre questões que envolvem o planejamento desta Corte de Contas.

Durante a reunião, que aconteceu na Secretaria Geral de Planejamento (SGP), no terceiro andar do edifício-sede do TCE, e foi coordenada pelo seu secretário-geral, Luiz Guilherme Erse da Silva, houve a entrega formal da avaliação da Execução Orçamentária de 2009. Cada gerente-setorial apresentou, por escrito, um balanço das ações programáticas de seu respectivo setor, justificando, caso tenha ocorrido, a não execução plena do orçamento planejado para o exercício.

Outra questão abordada na reunião foi o Planejamento Estratégico do Tribunal de Contas para o biênio 2010/2011. Na ocasião, a Secretaria Geral de Planejamento distribuiu a todos os componentes do Comitê formulários para aplicação de pesquisa exploratória do ambiente interno, com todos os servidores da Casa, a qual deverá ocorrer no período de 1º a 8 de março.

Segundo Luiz Guilherme, a pesquisa exploratória é mais um instrumento de participação dos servidores na elaboração do Planejamento Estratégico do Tribunal de Contas, servindo para obter informações importantes para a conclusão do Planejamento. Na pesquisa, os servidores identificarão ameaças e oportunidades tanto no âmbito interno quanto externo.

INFORMÁTICA

Também na reunião, a Secretaria Geral de Informática (SGI) fez um balanço de sua participação no encontro de tecnologia de informação (TI), realizado em outubro do ano passado, em Curitiba (PR), quando foi classificado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) em 12º lugar entre os 28 Tribunais de Contas que participaram do evento.

O secretário-geral de Informática, Sílvio Bueno, disse que o critério utilizado pelo IRB foi o desenvolvimento de sistema voltado para a atividade-fim e que poderiam ser compartilhados com os outros TCs. Dos 12 sistemas pesquisados e catalogados pelo IRB, a informática do Tribunal de Contas de Rondônia já tinha implantado cinco: Registros Contábeis, Execução Orçamentária, LRF, Controle Processual e Licitação e Contrato e Convênios.

Para o secretário-geral de Controle Externo, Luiz Gomes da Silva Filho, que participou da reunião, esses programas têm facilitado e agilizado as atividades desenvolvidas pela sua Secretaria. “Um exemplo disso é o Sigap (Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública), que disponibiliza informações geradas pelos municípios, permitindo a coleta, análise e cruzamento dessas informações”, disse o secretário.

Botão Voltar ao topo